Rute Isabel Rodrigues Russo

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Rute Isabel Rodrigues Russo

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Bolseiro

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Email: up201404759@letras.up.pt

Website: https://flup.academia.edu/RuteRusso

Sumário

Chamo-me Rute Russo, sou Mestre em Estudos Medievais pela FLUP, com uma tese intitulada “A Crónica de D. Pedro I: a estratégia cronística em Fernão Lopes”. Licenciei-me em História também pela FLUP. O meu campo de estudos tem sido, desde o início, a análise da construção narrativa de episódios históricos na literatura de pendor historiográfico, numa lógica interdisciplinar. Preparo neste momento uma tese sobre a construção narrativa da crise dinástica de 1383 nas crónicas de Fernão Lopes, Ayala e Froissart. 

Grupos de investigação

GR - Representações Locais e Globais

Bolsa de Investigação

Titulo: "A crise dinástica de 1383-1385 nas crónicas de Fernão Lopes, Pero López de Ayala e Jean Froissart: a construção de uma narrativa histórica" (em execução)

Supervisor: Luís Miguel Duarte (CITCEM/FLUP); Co-orientadora: Maria do Rosário Ferreira (Instituto de Filosofia- FLUP).

Ent. de financiamento: FCT

Tipo de bolsa: Bolsa de Doutoramento

Grau académico

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2019

Grau: Mestrado em Estudos Medievais

Classificação: 18

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2017

Grau: Licenciatura em História

Classificação: 17

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Biblioteca do Departamento de História da FLUP

Período: Setembro 2015 - Julho 2017

Posição: Bibliotecária

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Tese de Mestrado defendida em 22/11/2019 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto intitulada “A Crónica de D. Pedro I: a estratégia cronística em Fernão Lopes.” Orientação do Prof. Luís Miguel Duarte e co-orientação do Prof. José Carlos Miranda.

Atividade científica

O meu campo de estudos é a construção narrativa de episódios de cariz histórico na literatura historiográfica. Neste momento estou a preparar uma tese de doutoramento sobre as representações cronísticas da crise dinástica de 1383. Sendo assim a minha investigação centra-se em áreas como: literatura medieval; cronística medieval; crise dinástica de 1383; história militar medieval; sociedade medieval.

Projetos do CITCEM

Outros projetos

Neste momento obtive, de forma provisória, uma bolsa de doutoramento da FCT, para a elaboração de uma tese intitulada “A crise dinástica de 1383-1385 nas crónicas de Fernão Lopes, Pero Lopéz de Ayala e Jean Froissart: a construção de uma narrativa histórica.” O meu projecto de doutoramento pode ser visitado no MYFCT, com o código de candidatura 2020.06195.BD, no link: https://myfct.fct.pt/EUBolsasForm/ApplicationGeneralView.aspx?ApplicationId=6479&CallId=3&OriginalURL=https%3a%2f%2fmyfct.fct.pt%2fMyFCT%2fMyApplications.aspx

Publicações do CITCEM

Outras publicações

Artigos
2019
RUSSO, Rute Isabel Rodrigues - A História Secreta de Procópio de Cesareia: O debate e a renovação historiográfica. História. Revista da FLUP. Porto. IV Série. Volume 9, nº 1. (2019). pp. 87-126. DOI:10.21747/0871164X/hist9_1a4

2018

RUSSO, Rute Isabel Rodrigues — Os Bárbaros: a diferença em Orósio e Hidácio de Chaves. Omni
Tempore. Atas dos Encontros da Primavera 2017.Porto. Volume 3 (2018). pp. 151-175.

Tese de mestrado

2019
RUSSO, Rute Isabel Rodrigues – A Crónica de D. Pedro I: a estratégia cronística em Fernão Lopes. Porto: Edição da autora, 2019. (Tese de mestrado)

 

Outros

Comunicações:

2020

 

(12 de Novembro)

 

Comunicação “A boa e a má morte na literatura cronística medieval: as descrições da morte nas crónicas de Fernão Lopes.” III International Congress for Young Researchers in Middle Ages.

 

(9 de Outubro)

 

Comunicação “O poder urbano na literatura cronística portuguesa: o discurso e as representações da governação lisboeta nos séculos XIV e XV nas crónicas de Fernão Lopes.” V Jornadas Internacionais de Idade Média 2020 – “Governar a Cidade na Europa Medieval”.

 

2017

(Maio)

 

Comunicação “A imagem dos Bárbaros nas crónicas de Hidácio e de Paulo Orósio: o ‘Outro’, os estereótipos, a diferença.”. XII Encontros de Primavera de 2017.