Zeny Duarte de Miranda

Colaborador

Informação pessoal

Nome: Zeny Duarte de Miranda

Agregação: Colaborador

Grau académico: Pós-Doutoramento

Categoria profissional: Professor catedrático

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Email: zenydu@gmail.com

Sumário

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Letras, UFBA. Pós-Doutora em Ciência da Informação em Plataformas Digitais, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Ministério da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. Pesquisadora e Orientadora do Programa de PósGraduação em Ciência da Informação – Mestrado e Doutorado (PPGCI) – UFBA. Coordenadora do G-Acervos – CNPq. Memorialista. Escritora.  zenydu@gmail.com   Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/3163746449445444

 

Grupos de investigação

DC - Cultura Digital

Grau académico

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística – Universidade Federal da Bahia

Ano: 2000

Grau: Doutoramento em Letras e Linguística

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Período: Maio 2016 - Present

Posição: Professora Titular

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Período: Setembro 2013 - Janeiro 2017

Posição: Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Período: Junho 2009 - Junho 2011

Posição: Chefe do Departamento de Documentação e Informaçã

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Período: Maio 2001 - Maio 2005

Posição: Coordenadora do Colegiado do Curso de Arquivologia

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Período: Julho 1993 - Present

Posição: Professora, Investigadora, orientadora de projetos de pesquisa e de mestrado e doutorado

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Tese de doutoramento:
Arranjo e descrição do espólio de Godofredo Filho: estudo arquivístico e catálogo informatizado. 2000. Programa de PósGraduação em Letras e Linguística – Universidade Federal da Bahia
Autora: Zeny Duarte de Miranda Orientadora: Elizabeth de Andrade Lima Hazin

Investigação de Pós-Doutoramento:
Os médicos e a cultura: estudo crítico e guia geral dos arquivos de médicos (escritores, artistas e pensadores de Portugal e Bahia – brasil)

Autora: Zeny Duarte de Miranda Orientador: Armando Malheiro da Silva

Atividade científica

Ciência da Informação
Arquivologia
Memória, Patrimônio, Cultura
Informação em Plataformas Digitais
Informação e Saúde

Projetos do CITCEM

Outros projetos

- INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO DAS CASAS NOBRES (PORTUGAL) - CASAS DE FAZENDAS - CASAS DE ENGENHOS (BAHIA) EM PLATAFORMA DIGITAL - OS MÉDICOS E A CULTURA: ESTUDO CRÍTICO E GUIA GERAL DOS ARQUIVOS DE MÉDICOS ESCRITORES, ARTISTAS E PENSADORES DE PORTUGAL E BAHIA – BRASIL - OS MÉDICOS E A CULTURA EM PORTUGAL E BRASIL: OLHAR(ES) INTROSPECTIVO E ANALÍTICO SOBRE O MODO DE SER E DE ESTAR MÉDICO-CULTURAL: PESQUISA EM ACERVOS ARQUIVÍSTICOS, BIBLIOGRÁFICOS E MUSEOLÓGICOS - DANIEL SERRÃO: A ESCRITA DE SI (DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA)


Curriculum Vitae – Junho de 2017 4
- ARQUIVO PESSOAL: PERSPECTIVA DE REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO POR MEIO DA WEB SEMÂNTICA - ARQUIVOS PESSOAIS EM AMBIENTES COLABORATIVOS HOSPEDADOS EM PLATAFORMAS DIGITAIS: ASPECTOS COGNITIVOS DO USUÁRIO EM UMA ABORDAGEM INGWERSIANA - DO LIVRO IMPRESSO AO LIVRO DIGITAL: EXPERIMENTO EM MIGRAÇÃO DE MÍDIA IMPRESSA PARA MÍDIA DIGITAL EM UMA PERSPECTIVA DE ACESSO FRANQUEADO AO CONHECIMENTO - GERIR E ORGANIZAR SISTEMAS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO: RESGATE DE ACERVOS DE MÉDICOS REPRESENTANTES DA CULTURA BAIANA COM OTIMIZAÇÃO DE MEIOS INFORMÁTICOS À LUZ DA METAINFORMAÇÃO DESCRITIVA - CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE DOCUMENTOS: UM ESTUDO DE CASO DE ACERVOS NA BAHIA, COM O FOCO PARA O ARQUIVO MUNICIPAL DE SALVADOR E A ANTIGA BIBLIOTECA DA FMB - MEMÓRIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA CRIADA EM 18 DE FEVEREIRO DE 1808 COM A CHEGADA DE DOM JOÃO VI AO PAÍS (QUANDO DA TRANSFERÊNCIA DA CORTE PORTUGUESA), SOB O NOME DE ESCOLA DE CIRURGIA DA BAHIA - O ARQUIVO PESSOAL DE GODOFREDO FILHO NA ÓTICA DIGITAL: COMPOSIÇÃO DA MEMÓRIA ATRAVÉS DO CONJUNTO DIGITAL

Publicações do CITCEM

Outras publicações

LION, Samir; DUARTE, Zeny; GOMES, Wagner; ROSA, Adriana. LIDERES E LIDERADOS: o caso do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI/UFBA). Páginas a&b. S.3, nº 12 (2019) 133-147 | https://doi.org/10.21747/21836671/pag12a8. Porto, 2019.

DUARTE, Zeny; Patrícia Reis; Eva Dayane. Memórias da Irmandade Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira – Bahia / Brasil. Revista Fontes Documentais, v.02, n.03 (set. dez. / 2019) 75-92. https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/fontesdocumentais. Aracaju, 2019.

SOLEDADE, Pablo. Digitalização de documentos: soluções de qualidade. Revista Fontes Documentais, v.02, n.03 (set. dez. / 2019) 26-42. https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/fontesdocumentais. Aracaju, 2019. CERVEIRA, Elisa; DUARTE, Zeny. Informação, Saúde e Cultura. Porto: CIC.DIGITAL PORTO, Center for Research in Communication Information and Digital Culture, 2019. 557p. DUARTE, Zeny; BRANCO, Daniel; CRUZ, Joseane; et al. O arquivo pessoal de Godofredo Filho na ótica digital: composição da memória através do conjunto documental. Salvador: ICI, 2019. DUARTE, Zeny; PESTANA, Olívia. Informação e saúde: percursos de interdisciplinaridade. Salvador: EDUFBA, 2016. 383p. DUARTE, Zeny. A conservação e a restauração de documentos na era pós-custodial. Salvador: EDUFBA, 2014. 283p. DUARTE, Zeny. Arquivos privados e arquivos de famílias: administração da propriedade. In: UNIVERSIDADE FEDRAL DA PARAÍBA. João Simeão Leal: gestão e manutenção de acervos e arquivos em artes visuais. João Pessoa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013. p.15-18. DUARTE, Zeny. Arquivos, bibliotecas e museus: realidades de Portugal e Brasil. Salvador: EDUFBA, 2013. 416p. DUARTE, Zeny. A Medicina na era da informação. Salvador: EDUFBA, 2009. 506p. DUARTE,Zeny. Preservação de documentos: métodos e práticas de salvaguarda. Salvador: EDUFBA, 2009. 166p. DUARTE, Zeny. El acervo archivístico de la primera Facultad de Medicina del Brasil: introdución de las TIC en archivos. In:DIÁZ, José Lus Blasco; VALLS, Modesto J. Fabra. El Documento electrónico aspectos jurídicos, tecnológicos y archivísticos. Castelló de la Plana: Publicacions de la Universitat Jaume, 2008. p.383-397. DUARTE, Zeny; FREITAS, Maria José Rabello de; SANTANA, Celeste. O arquivo da primeira instituição brasileira de ensino superior. In: TAVARES-NETO, José. Formandos de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Feira de Santana: Academia de Medicina de Feira de Santana. p.309-313. DUARTE, Zeny. O espólio incomensurável de Godofredo Filho: resgate da memória e estudo arquivístico. Salvador: ICI, 2005. 230p. DUARTE, Zeny. Conservação e restauração de documentos fotográficos. In: INSTITUTO BAIANO DO LIVRO. O futuro do livro na Bahia. Salvador: IBL, 1996. p.89-102.

DUARTE, Zeny. Catálogo Cumulativo do Arquvo Fotográfico do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. Salvador: EGBA, 1990. 

Experiência de orientação

DOUTORAMENTO - ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS NATANAEL VITOR SOBRAL. Pesquisadores em doenças tropicais neglicenciadas no Brasil: produção científica e convergências com o Plano Nacional de Saúde (2019). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Doutorado). BENJAMIN CAMACHO VEJA. A importância da divulgação da informação científica publicada nos sítios noticiosos para seu uso nos processos de educação informal de ciência, tecnologia e informação (2018) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Doutorado). MÁRCIO BEZERRA DA SILVA. Estudo teórico-analítico sobre o uso de facetas na organização da informação e na estruturação de ambientes digitais (2018) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Doutorado). WAGNER MIRANDA GOMES. Gestão da informação dos controles internos da administração pública: análise sobre as universidades federais do Nordeste do Brasil (2018) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Doutorado). SAMIR ELIAS KALIL LION.A perspectiva política: um estudo sobre o poder organizacional em unidades de informação (2015) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Doutorado). CELESTE MARIA DE OLIVEIRA SANTANA. Comunicação científica na medicina tropical à luz da ciência da informação (2013) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Doutorado).

PÓS-DOUTORAMENTO – ORIENTAÇÃO CONCLUÍDA SÉRGIO PAULO MARAVILHAS LOPES. Disseminação da informação, patentes e mídias sociais. (2015) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Doutorado).

DOUTORADO - ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO

DANIEL DE JESUS BARCOSO BRANCO. Ambientes colaborativos em plataformas digitais: estudos dos aspectos cognitivos do usuário em uma abordagem Ingwersiana. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Doutorado). PATRÍCIA REIS. As confluências da Ciência da Informação como alicerce da tatuagem. Programa de PósGraduação em Ciência da Informação (Doutorado). PABLO SOLEDADE DE ALMEIDA SANTOS. Digitalização de documentos: soluções de qualidade. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Doutorado).

Prémios e distinções

Lei brasileira de acesso à informação: um marco à cidadania e governança estatal - I Congreso de Ciencias de la Información del Mercosur (2019) Memorial do Instituto Federal da Bahia (IFBA): Aspectos teóricos metodológicos para contribuição com a preservação, difusão e acesso à memória institucional - VI Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (2019) A conservação e a restauração de documentos pela ótica do Direito e da Ciência da Informação: tratativas conceituais - Simpósio Comemorativo 77 Anos da Justiça do Trabalho na Bahia (2018) Avanços e limites da comissão Milton Santos de memória e verdade da UFBA: Análise arquivística - 13º


Curriculum Vitae – Junho de 2017 6
Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (2018) O arquivista como sujeito político na defesa dos dirietos humanos - Congresso Internacional de Direitos Humanos (2018) O primeiro arquivo da Universidade Federal da Bahia: breve relato de sua constituição e posteriores ações de organização e abertura ao público – II Semana Nacional de Arquivos (2018) A plataforma WIKI no acesso à informação de arquivos pessoais e 'biobibliografia' (memória) de médicos - IV Colóquio Internacional A Medicina na Era da Informação (MEDINFOR) (2017) A epistolografia de Pedro Calmon: arquivo pessoal na construção da memória da medicina na Bahia e Brasil - - IV Colóquio Internacional A Medicina na Era da Informação (MEDINFOR) (2017) Memórias da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira – Bahia / Brasil: documentação da confraria - - 5º Congresso Internacional Casa Nobre: um património para o futuro (2017) O papel do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFBA na integração da Arquivolgia, Biblioteconomia e Museologia: contextualizando a MIT - Multi, Inter e Transdisciplinaridade - III Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus (2016)

Outros

Peer Review: 1 - Membro em painéis de avaliação em eventos científicos nacionais – ENANCIB 2 - Membro em painéis de avaliação em eventos científicos nacionais - Concitec - Colóquio Internacional em Convergências em Ciência da Informação, Tecnologia e Educação (International Conference on Convergence in Information Science, Technology and Education) 3 -Membro em painéis de avaliação em eventos científicos internacionais - MEDINFOR, SOPCOM, VI WPGCI2019, Congresso Internacional Casa Nobre: um patrimônio para o futuro. 4 - Membro em painéis de avaliação em eventos científicos internacionais - Reunião científica: Ações voltadas ao intercâmbio internacional entre a Universidade do Porto e a Universidade Federal da Bahia. 5 - Membro de comissão avaliadora de revistas e periódicos e de comissão editorial - Revista Fontes Documentais. 6 – Membro de comissão avaliadora de revistas e periódicos e de comissão editorial - Revista Ponto de Acesso. 7 – Comissão Editorial do Livro “Preservação de Bens Culturais”, organizado pelo grupo de pesquisa Preservação de Bens Culturais da Universidade de Brasília, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCInf). 8 – Comissão Editorial do Livro Agô Agô Lonan: mitos, ritos e organização em Terreiros de Candomblé da Bahia - Mazza Edições Ltda, Belo Horizonte. 9 - Consultoria realizada visando estudos sobre a reestruturação curricular do curso de Arquivologia da UFRGS - Reestruturação curricular do curso de Arquivologia da UFRGS. 10 - Concitec - Colóquio Internacional em Convergências em Ciência da Informação, Tecnologia e Educação (International Conference on Convergence in Information Science, Technology and Education)