Pedro Almeida Leitão

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Pedro Almeida Leitão

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional:

Email: pedroalmeidaleitao@gmail.com

Sumário

Pedro Almeida Leitão é investigador integrado do CITCEM e bolseiro de doutoramento da FCT, estando a desenvolver o projecto «Marcas, agentes e meios: as marcas comerciais e o mercado publicitário em Portugal no primeiro terço do século XX». Tem investigado as marcas, o marketing e a publicidade em contexto histórico e a transformação empresarial associada ao seu desenvolvimento, em particular no sector do vinho do Porto. O trabalho a que se dedica actualmente estende-se a temas tão diversos como a história empresarial, o processo de internacionalização económica ao longo do século XX, o surgimento de uma “sociedade de consumo” em Portugal, a história da imprensa periódica, entre outros. Para além da actividade científica, conta ainda com um percurso profissional nas áreas da gestão comercial e do marketing.

Grupos de investigação

TV - Valores de Transação/ Valores em Transição

Grau académico

Instituição: ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

Ano: 2016

Grau: Pós-Graduação em Marketing

Classificação: 17

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2013

Grau: Mestrado em História Contemporânea

Classificação: 19

Instituição: Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Ano: 2010

Grau: Licenciatura em Economia

Classificação: 13

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Dissertação de mestrado: “Please call me Co’burn”. A Cockburn Smithes e a marca Special Reserve no mercado inglês de vinho do Porto (1962-1976). Orientação: Prof. Dr. Gaspar Martins Pereira. Classificação: 20 valores. 2013. FLUP.

Atividade científica
Publicações do CITCEM

Outras publicações

Leitão, P. A. (2020). A publicidade e o desenvolvimento da imprensa de massas em Portugal: os casos dos periódicos "Diário de Notícias", "O Século" e "O Primeiro de Janeiro". In Sousa, J. P., & Baptista, C. (Org.). Para uma história do jornalismo em Portugal (pp. 43-65). Livros ICNova.

Leitão, P. A. (2019). Branding port: crisis, transformation and the advent of modern brands in the port wine trade (1945-1975). Revista Iberoamericana de Viticultura, Agroindustria y Ruralidad (RIVAR), 17, 45-61.

Lazell, F., Leitão, P. A., Potes, M., May, A., Symington, P. (2015). Cockburn’s: the first two hundred years, 1815-2015. Symington Family Estates.