Congresso Internacional "Santas & Heréticas: gênero, religião e poder"

Tipo: Congresso

Local: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA (Salvador, Brasil)

Data: 8 Fevereiro 2023 10 Fevereiro 2023

Na história bimilenar do universo cristão assiste-se às tentativas de modulação dos papeis das mulheres a partir de visões dicotômicas, universalistas e naturalizadas. Percebe-se que os cristianismos criaram ideias de santidade para as mulheres, o feminino e as feminilidades que se opuseram aos estereótipos das mulheres consideradas pecadoras e heréticas.

É sobre essa dicotomia, bem como os seus respectivos desdobramentos sobre as condições das mulheres em diferentes sociedades, que o congresso "Santas & Heréticas: gênero, religião e poder" pretende concentrar seus esforços reflexivos.  Procurar-se-á também refletir como, e por quais motivos, as próprias instituições enquadram ou não as mulheres nas duas categorias, sem deixar de enfatizar outros discursos e experiências de santidade e heresia. Estarão no centro da atenção deste encontro os papéis, condições, discursos e experiências das mulheres, bem como as modalidades de resistências femininas em matrizes religiosas das sociedades antigas, medievais, modernas e contemporâneas.

O encontro decorrerá em Salvador, Brasil, entre 8 e 10 de fevereiro de 2023 e poderá submeter o abstract até dia 15 de outubro de 2022.

+Info: http://www.santashereticas.ufba.br/

 

Comissão Organizadora
Edilece Souza Couto (UFBA; CITCEM-Universidade do Porto)
Marcelo Pereira Lima (UFBA; RIMEG – Brasil, Argentina e Espanha)
Marco Antônio Nunes da Silva (UFRB; CITCEM-Universidade do Porto)
Natalia Urra Jaque (Universidad Andrés Bello, Chile)
Nuno de Pinho Falcão (UNILAB; CITCEM-Universidade do Porto)