Fernando Blanco Robles | «Las fuentes clásicas como condicionantes de las crónicas medievales»

Tipo: Mesa Redonda

Local: https://shre.ink/huH (14h30)

Data: 9 Junho 2022

O Grupo de Cronística da FLUP organiza mais uma sessão dedicada à cronística medieval. A terceira sessão será orientada por Fernando Blanco Robles, que propõe uma análise da influência que certas ideias e relatos elaborados durante a Antiguidade operaram na redação de crónicas medievais.

Fernando Blanco Robles é licenciado em História pela Universidade de Valladolid e mestre em História da Antiguidade pelas Universidades Complutense e Autónoma de Madrid. Na atualidade desenvolve a sua investigação e o seu trabalho como docente na Universidade de Valladolid. A sua atenção incide sobretudo na época romana, desde a República à Antiguidade Tardia, nomeadamente no estudo da sociedade romana imperial através da epigrafia e da propaganda antirromana e anti-imperial. 

O orador possui um trajeto científico eclético focado em diversas temáticas, tais como o cristianismo primitivo, o ideário hispano no espaço imperial e a receção da historiografia e literaturas clássicas na cronística medieval. Procuramos assim, nesta sessão, analisar a cronística medieval a partir da sua relação com as fontes clássicas.