Foro: Innovación, Industrias creativas, Patrimonios

Tipo: Apresentação de publicação

Local: https://bit.ly/3N2GjU0 (14h)

Data: 9 Junho 2022

A inovação é um dos maiores trunfos da humanidade. Aliado à sua capacidade empreendedora, permite o desenvolvimento de uma série de indústrias que aproveitam o engenho humano. Tradicionalmente, as indústrias criativas estão ligadas a actividades artísticas, todavia estão cada vez mais a ser aplicados noutros campos, como é caso do património e da gestão do património histórico!

As cidades portuárias continuam a ser actores privilegiados nos processos de globalização e o seu estudo é essencial para compreender a modernidade. São zonas de contacto, de intercâmbio cultural, de transferência de conhecimentos e de experiências sincréticas. O intercâmbio entre cidades portuárias tem sido e continuará a ser um contributo favorável para o desenvolvimento de ambientes criativos. Novos desafios surgem em tempos de importante aumento do turismo e do valor social e económico do património marítimo. Num cenário pós-pandémico, o desenvolvimento e articulação de indústrias criativas é fundamental para a valorização contínua do património.

Com o apoio do CITCEM, a UPTEC e a Rede Coopmar estão a organizar este encontro que procura reunir diversas experiências e projectos de empreendedorismo cultural e inovação no campo do património de Portugal, Chile e Cuba.

 

Ficheiros

Cartaz

Programa