Memória, Cidadania e Liberdade | Ciclo de Cinema Português

Tipo: Outros

Local: Casa Comum - Reitoria da U.Porto

Data: 25 Abril 2022 3 Junho 2022

O ciclo de cinema Memória, Cidadania e Liberdade, composto por 6 filmes portugueses, inscreve-se nos meses de abril e maio, que são dias em que se festeja a memória histórica que nos trouxe, com a Revolução dos Cravos, a liberdade e o pleno exercício de uma cidadania democrática.

O primeiro filme, Revolução de Maio, irá ser exibido simbolicamente no dia 25 de abril, embora seja uma obra que nos remete para a memória da ditadura salazarista, que irá ser debatida através da narrativa cinematográfica. A partir daqui, todas as semanas às sextas-feiras, com excepção do dia 30 de Abril por motivos de programação da Casa Comum, iremos partir da memória cinematográfica para analisar o Portugal dos séculos XX e XXI. Todas as sessões de cinema serão seguidas de debate e terão a presença de convidados de competência indiscutível e com uma visão plural sobre as temáticas abordadas.

O conjunto de filmes permite múltiplas declinações sobre a liberdade e a cidadania, partindo da recuperação da memória e do imaginário do Estado Novo para o olhar de cineastas contemporâneos sobre temas como a luta pela liberdade, a clandestinidade o papel da mulher na família e o seu estatuto na sociedade, o processo revolucionário e a desigualdade social. Mas falar-se-á sobretudo de Cinema e da sua capacidade inigualável para ler e dar a ver os sinais do tempo e revela-se o papel do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM) da Cinemateca Portuguesa.

Curadoria: Jorge Campos (ESMAE); Maria João Castro (ESMAE; CITCEM)

Organização: Reitoria da Universidade do Porto; CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória

ENTRADA LIVRE

Mais informações: https://www.up.pt/casacomum/eventos/memoria-cidadania-e-liberdade-ciclo-de-cinema-portugues/var/ri-1.l-L1/