Seminário Permanente "Fontes de Arquivos Estrangeiros para o Estudo da História de Portugal" | Sessão 4

Tipo: Seminário

Local: Zoom

Data: 6 Maio 2021

Francesco Guidi-Bruscoli (U. Florença) será o próximo convidado dos seminários de Fontes de Arquivos Estrangeiros para o Estudo da História de Portugal.

 

Professor de história económica na Universidade de Florença, em Itália, os seus interesses de investigação incluem a análise das estratégias de fixação no exterior das comunidades mercantis, as interações com os mercados locais, assim como a cooperação e competição desses agentes durante o período medieval. Entre as suas obras, destaque para "Bartolomeo Marchionni. «Homem de Grossa Fazenda» (ca. 1450-1530): un mercante fiorentino a Lisbona e l'impero portoghese", publicado em 2014. Ao longo do seu percurso académico foi investigador na Queen Mary da Universidade de Londres, professor convidado na Universidade de Paris VII, e investigador visitante na Bibilioteca de Beinecke, em Yale.

 

No dia 6 de maio de 2021, às 14h30, via Zoom, Francesco Guidi-Bruscoli irá apresentar uma sessão sobre fontes da região italiana da Toscana com interesse para a história portuguesa tardo-medieval.

 

A sessão é em acesso aberto, sem necessidade de registo. Todos os estudantes e investigadores e docentes serão muito bem vindos.

 

Link para a sessão Zoom: 

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84399502982

 

A moderação estará a cargo de Ana Clarinda Cardoso (CITCEM, UP).

 

Os coordenadores,

Flávio Miranda (CITCEM, UP) e Amândio Barros (IPP, ESE, CITCEM). Com o apoio à organização de Ana Clarinda Cardoso e Liliana Oliveira (CITCEM, UP)