Fórum Permanente Arte Contemporânea e Museu*

Tipo: Conferência

Local: Zoom

Data: 16 Dezembro 2020

Fórum Permanente Arte Contemporânea e Museu*

Publicações de Artistas #02

 

O livro de artista como arquivo feminista: poética e política da intimidade

Conferência por Márcia Oliveira (GI “Género, Artes & estudos Pós-coloniais” | Centro de Estudos Humanísticos da U.Minho).

 

Data: 16 dezembro 2020

Horário: 14h30 (GMT+00:00 |Lisboa)

Conferência online | via Zoom

Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81562874542?pwd=vtvouxnnzfvur0nmsgfjy0daagvzqt09

 

Márcia Oliveira é bolseira de pós-doutoramento FCT (SFRH/BPD/110741/2015) em Estudos Artísticos/História da Arte no CEHUM e pertence ao grupo de investigação em Género Artes e Estudos Pós-Coloniais (GAPS). É também CO-IP do projecto de investigação Women, arts and dicatatorship. Portugal, Brazil and Portuguese speaking African Countries (2018-2021). Foi visiting scholar na Rutgers University, EUA, no semestre de Outono de 2016. Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra e mestre em Estética pela FCSH-Universidade Nova de Lisboa concluiu o doutoramento pela Universidade do Minho em 2013 com tese sobre arte e feminismo em Portugal no contexto pós-revolução.

 

O FPACM* é um espaço de discussão e troca de experiências que tem como objetivo contribuir para a construção e/ou desenvolvimento de práticas reflexivas e de conhecimento sobre a musealização da arte contemporânea.

Na série de sessões dedicada às Publicações de Artistas propõe problematizar o livro de artista e, mais genericamente, a publicação de artista como uma categoria da arte contemporânea, centrando-se nos seus processo de musealização / institucionalização por bibliotecas, centros e museus de arte. Procura, assim, contribuir para a identificação e abordagem crítica de questões suscitadas durante esse processo: o próprio conceito de livro de artista; as políticas de gestão de coleções desta natureza; as narrativas e os discursos expositivos; o lugar físico e simbólico ocupado pelas publicações de artistas nos museus contemporâneos

 

Mais informações: https://www.facebook.com/forumpermanenteartecontemporaneaemuseu

 

O FPACM realiza-se no âmbito do projeto de investigação "Publicações de Artistas no Museu", desenvolvido por Elisa Noronha, investigadora do CITCEM.

 

Ficheiros

CARTAZ