Sessão com Covadonga Valdaliso Casanova (CH-ULisboa) – «Por la mala ordenança que esta por do se treslado este libro: os problemas de transmissão no estudo dos textos historiográficos da Baixa Idade Média»

Tipo: Apresentação de publicação

Data: 4 Dezembro 2020

A transmissão manuscrita dos textos medievais no geral, e dos historiográficos em particular, condiciona muito o estudo das obras. Este não é, porém, o único aspeto em que a transmissão influi nas análises destes textos. Já na Idade Média, algumas obras foram alteradas e, em consequência, chegaram ao presente sob a forma de atualizações, versões ou refundições. Ao mesmo tempo, muitas das vezes estes escritos são também canais de transmissão de textos anteriores. Nesta sessão propõe-se apresentar alguns exemplos ilustrativos destas e de outras questões e, a partir deles, apontar a certos problemas que aparecem frequentemente quando se trabalha com este tipo de registos.

Covadonga Valdaliso é investigadora integrada no Centro de História da Universidade de Lisboa. Licenciada em História (Universidad de Cantabria) e doutora em História medieval (Universidad de Valladolid), com uma tese sobre a crónica de Pedro I de Castela, de Pedro López de Ayala, os seus estudos estão especialmente focados na análise dos textos historiográficos castelhanos e portugueses da Baixa Idade Média.

 

A sessão Zoom é aberta a toda a comunidade académica e científica, podendo ser acedida através da hiperligação: https://zoom.us/j/93213235250.  

 

Organização: Jorge Araújo (CITCEM/FLUP) e Rute Russo (CITCEM/FLUP).
 

Ficheiros

CARTAZ