Zulmira Santos despede-se da docência com “sensação de dever cumprido”
Promote by
Information, Communication and Digital Cultures
Education and Societal Challenges
Literature and Intercultural Dialogues
People, Markets and Policies
Religious Practices and Sociabilities
Tangible and Intangible Heritage
Territories Landscapes and Environment
Zulmira Santos despede-se da docência com "sensação de dever cumprido"
“A ocasião convidava ao revivalismo, mas foi muito para além disso o que se viveu na tarde de 6 de dezembro, num lotado Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). “Esta não é uma última aula protocolar. Hoje é mesmo a minha última aula. É uma aula especial, mas não é uma aula fora de tempo”, destacava Zulmira Santos, pouco antes de iniciar a sua Última Lição como Professor Catedrática do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da FLUP.
Para esta última “viagem” na docência, a docente e investigadora Literatura e Cultura Portuguesa dos séculos XVI-XVIII preparou “uma reflexão geral sobre o que foi a minha atividade científica e pedagógica ao longo deste anos”.Estava dado o mote para uma Lição “sobre a importância dos estudos sobre o passado no contexto das humanidades” mas, “sobretudo, sobre o peso nos nossos dias do que é um passado que às vezes pensamos que não tem importância, mas que é fundamental para percebermos os nossos dias de hoje e o que vem por aí”.Fazendo uma retrospetiva ao seu percurso como docente, a agora professora jubilada confessa que chega “ao fim de um ciclo com a sensação de dever cumprido”. Já sobre o futuro, não tem dúvidas: “Continuarei a investigar, sem dúvida (…). O meu papel como professora tem hoje um ponto final, embora esteja sempre disposta a colaborar com a FLUP e com a Universidade”.
No final da sessão, Zulmira Santos foi homenageada com a Medalha de Ouro da FLUP, como reconhecimento do mérito do seu percurso académico e científico.”