Professores John Greenfield e Zulmira Santos distinguidos com o título de Professor Emérito
O Dia da Universidade 2025, que assinalou os 114 anos da Universidade do Porto, voltou a ser um momento de celebração do conhecimento, da investigação e do impacto social do ensino superior. A FLUP esteve representada nas várias cerimónias realizadas a 24 de março, no Salão Nobre da Reitoria, numa ocasião marcada pela distinção dos Professores John Greenfield e Zulmira Santos com o título de Professor Emérito e pelo reconhecimento honroso do trabalho de investigação da Professora Fantina Tendim na área da Geografia.
Professores Eméritos: John Greenfield e Zulmira Santos
John Greenfield e Zulmira Santos, ambos Professores Catedráticos Jubilados da FLUP, membros do CITCEM, foram distinguidos pelo seu impacto no ensino e investigação, bem como pela sua dedicação e empenho no desenvolvimento da Faculdade.
Com mais de 40 anos de ligação à Universidade do Porto, John Greenfield foi Presidente do Departamento de Estudos Germanísticos e Diretor do Curso de Línguas e Relações Internacionais, uma das licenciaturas de Ciências Sociais e Humanas com a média de ingresso mais elevada a nível nacional, que ajudou a implementar e consolidar. A sua investigação na área da Literatura Medieval e da Literatura Alemã dos séculos XIX e XX valeu-lhe reconhecimento nacional e internacional.
Zulmira Santos, por sua vez, é uma referência incontornável no estudo da Literatura e Cultura Portuguesa dos séculos XVI a XVIII. O seu percurso na FLUP inclui a direção do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos e de diversos programas de pós-graduação. A sua última lição, em dezembro de 2024, foi um momento marcante para a comunidade académica, tendo-lhe sido atribuída a Medalha de Ouro da FLUP, símbolo do reconhecimento institucional pelo seu legado.
(Foto: Egidio Santos/U.Porto)