News

Exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”
exposição Caminha mural

Promote by

Information, Communication and Digital Cultures

Exposição "Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974"

A exposição Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974 resgata esse espólio esquecido e apresenta-o ao público, no Museu Municipal de Caminha, de 6 de setembro a 24 de outubro.

 

Entre 1820 e 1974, dezenas de viajantes estrangeiros escreveram sobre Caminha, fixando em livros de viagem – publicados em Paris, Londres, Leipzig, Nova Iorque, Madrid, entre outras cidades – as suas impressões sobre este pequeno, mas autêntico, concelho do Alto Minho.

Muitas dessas obras foram criadas no contexto de campanhas militares ou, mais tarde, de propaganda de viagem, integrando um universo crescente de travel books que promoviam a imagem de uma Europa visitável, pitoresca e, em certos momentos da História, segura. A exposição Caminha Vista pelos Estrangeiros recupera esse espólio esquecido e apresenta-o ao público num percurso visual e textual onde se cruzam olhares britânicos, franceses, alemães, espanhóis, norte-americanos, entre outros, sobre a paisagem, os costumes, a gastronomia, a arquitetura e o povo caminhense. A fonte documental, proveniente de uma coleção particular com cerca de dois mil livros, da Torre do Tombo, da Biblioteca Municipal do Porto e de fundos digitais como os da UNESCO, permite revisitar a génese de uma memória turística projetada do exterior para dentro, assente nas mundividências dos viajantes, mas também em registos únicos sobre a história local”.

A iniciativa conta com a curadoria de dois docentes e investigadores do CITCEM, Vasco Ribeiro e Elisa Cerveira, que têm vindo a desenvolver investigação sobre propaganda de viagem e história da promoção turística de Portugal.

Ler mais

Facebook
Twitter
LinkedIn