News
A Cerâmica Castreja na Região do Porto
cerpor

Promote by

Tangible and Intangible Heritage

A Cerâmica Castreja na Região do Porto

Teve lugar nos passados dias 22 e 23 de novembro o Colóquio “Cerâmica Castreja na Região do Porto” , que suscitou grande adesão e interesse. Entre conferencistas e assistentes, tivemos 135 inscritos, tendo estado cerca de uma centena de pessoas no Auditório Nobre, na FLUP, e cera de sessenta na sessão seguinte, no Reservatório – Museu do Porto. Vários dos participantes manifestaram no final o seu agrado e satisfação pela qualidade dos trabalhos e debates, nomeadamente os convidados de Espanha.

Para este êxito terá concorrido a boa divulgação levada a cabo pela FLUP, CITCEM, CMP, MP, portal Archport e inclusive na Porto Canal, onde o evento foi noticiado por Joel Cleto, no programa “Por estes dias” (https://portocanal.sapo.pt/um_video/6364584035112) no final do programa.

 

Assinalando os 50 anos da publicação de «Cerâmica Castreja», por C. A. Ferreira de Almeida na Revista de Guimarães, o colóquio pretende fazer um ponto de situação dos estudos recentes da cerâmica castreja na região do Porto, lançando novas pistas de investigação entre os estudiosos dedicados a este domínio.

O evento foi uma iniciativa do CERPOR – Mil Anos de Cerâmica na Cidade do Porto, um projeto de investigação colaborativo entre a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Câmara Municipal do Porto desenvolvido no quadro do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço, Memória (unidade de I&D 4059 da FCT; https://doi.org/10.54499/UIDB/04059/2020) e financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do projeto UIDB/04059/2020.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn