EVENTS
Events: Comunicação de Ciência em Arqueologia – Uma breve introdução
sara cura

Local:

FLUP - Salas de Reuniões I

Start Date:

18/12/2024

End Date:

18/12/2024

Hours:

11:00

Organization:

CITCEM

Investigation Group

Tangible and Intangible Heritage

Event type:

Conferência

Comunicação de Ciência em Arqueologia - Uma breve introdução

A investigadora Sara Cura (Comunicar Arqueologia / ICArEHB) virá à FLUP, dia 18 de dezembro, apresentar uma palestra, pelas 11h00, na sala de reuniões 1.

 

Comunicação de Ciência em Arqueologia – Uma breve introdução

Em Portugal, a arqueologia enfrenta um duplo desafio de comunicação. Primeiro, existem concepções públicas erradas sobre a relevância e o papel da arqueologia. Por exemplo, o Eurobarómetro de 2021 revela que 9% dos portugueses acreditam que humanos e dinossauros coexistiram.  Além disso, a arqueologia ainda é vista como um entrave ao desenvolvimento, sendo por vezes retratada nos media como um obstáculo ao progresso.

Em segundo lugar, arqueólogos/as e instituições enfrentam dificuldades em comunicar os seus resultados científicos com verdadeiro impacto social. Uma pesquisa recente mostra que 57% dos investigadores sentem-se sobrecarregados e sem tempo para a comunicação, 35% não têm acesso aos canais de comunicação adequados e aos públicos certos e 33% consideram-se pouco preparados para envolver o público de forma eficaz. Este desafio é agravado pela crescente exigência de entidades financiadoras que exigem, nos projetos, planos abrangentes de comunicação de ciência e disseminação.

Contudo, apesar de, tal como outras ciências, ser muitas vezes percepcionada como um conhecimento académico e científico distante e sem impacto, há curiosidade dos públicos para aprender mais sobre arqueologia. Há também um direito inalienável de todos acederem à produção de conhecimento sobre o passado, porque este é fundamental na construção das memórias individual e coletiva que são condição essencial do livre exercício da cidadania. Sem memória e consciência histórica não temos capacidade de pensar o futuro.

Quando comunicada de forma acessível e eficaz, a arqueologia é percebida como um conhecimento valioso para pensar o presente e o futuro, bem como enquanto parceira no desenvolvimento dos territórios.

A iniciativa terá ainda a colaboração do NARQUP (Núcleo de Arqueologia da Universidade do Porto) e do Curso de Arqueologia – 1º e 2º Ciclo.

Facebook
Twitter
LinkedIn