NOTÍCIAS
CITCEM colabora no projeto COLEÇÃO ESAD—IDEA – Inventariação, Curadoria e Disseminação
logo_web_11

Promovido por

Educação e Desafios Societais

CITCEM colabora no projeto COLEÇÃO ESAD—IDEA - Inventariação, Curadoria e Disseminação

A esad—idea, Investigação em Design e Arte, na sua missão de divulgação, preservação e valorização do design, tem vindo a construir uma coleção e um acervo documental relevante para a investigação na área e fundamental para a preservação do conhecimento histórico em design. Oriundas de doações e aquisições, as peças que compõem este acervo testemunham a missão e o percurso expositivo que têm sido desenvolvidos. O acervo está, atualmente, organizado em três coleções: a principal, constituída por cerca de duas dezenas de peças, reflete a produção de design contemporâneo português, destacando-se uma forte ligação entre design industrial e artesanato; uma segunda coleção, centrada no design italiano, reúne peças de produção recente e objetos icónicos da história do design italiano; uma terceira coleção, de carácter documental, é constituída por largas dezenas de documentos fotográficos, digitalizações e registos em suporte vídeo de relevante importância para o conhecimento de um amplo conjunto de temáticas centrais para o estudo do design português do período do modernismo à atualidade.

O projeto de inventariação, catalogação, contextualização e apresentação da coleção, coordenado por José Bártolo e Alice Semedo (Investigadora Integrada do CITCEM e Coordenadora do Grupo de Investigação Educação e Desafios Societais) permitirá consolidar e tornar público este acervo museológico único em Portugal. Neste sentido, numa primeira fase realizar-se-á uma avaliação diagnóstica (natureza e dimensão, estado do inventário, condições de acondicionamento da coleção); em seguida desenvolver-se-á e implementar-se-á um plano de documentação, inventário e acondicionamento da coleção.

No âmbito da inventariação e catalogação do espólio, será desenvolvido um trabalho contínuo e permanente de apresentação da coleção aos públicos especializados e generalistas, através de conversas públicas, quer presenciais quer online, e da apresentação das peças através do site, das redes sociais e dos parceiros..
É de assinalar também o trabalho em rede da CdD com outras instituições museológicas (como o MUDE) e de ensino (CITCEM/FLUP), que potencializa a partilha de recursos e a otimização de métodos de trabalho, facilitando também o acesso público às obras e documentação tratadas.

Facebook
Twitter
LinkedIn