Marlene Rosa Cainelli

Colaborador

Informação pessoal

Nome: Marlene Rosa Cainelli

Agregação: Colaborador

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Professor associado

Instituição: Universidade Estadual de Londrina

Email: cainelli@uel.br

Sumário

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de História e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, educação histórica, saberes escolares e saberes docentes. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do Mestrado em História da Universidade Estadual de Londrina.Líder do grupo de pesquisa História e Ensino desde 1994. Pós-doutora em Educação na Universidade Federal do Paraná((2009) e Pós doutora em Educação Histórica pela Universidade do Minho em Portugal (2013).Coordenadora do PDE/ História/UEL 2014/2017. Coordenadora do PIBID/História da Universidade Estadual de Londrina 2014/2019.

Grupos de investigação

ESC - Educação e Desafios Societais

Grau académico

Instituição: Universidade Federal do Paraná

Ano: 2003

Grau: Doutoramento

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Universidade Estadual de Londrina- Parana- Brasil

Período: Abril 1989 - Present

Posição: Professora Associada

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Tese de doutoramento em História Social das Ideias, no programa de Pós graduação em História da Universidade Federal do Paraná, com o Título: HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIAS DE BRASILEIROS: História, passado e identidade na memória popular, apresentada  à Universidade Federal do Paraná no dia 11 de março de 2003, sob a orientação da Professora Ana Maria de Oliveira Burmester.

Pós doutoramento em educação Histórica: Educação Histórica: um estudo sobre a forma de constituição do pensamento histórico em aulas de história do Brasil no ensino fundamental. Universidade do Minho, 2013, sob a orientação da professora Maria Isabel Gomes Barca.

Atividade científica

Ensino de história e didática da História; formação de professores de História; saberes escolares; saberes docentes; educação histórica

Projetos do CITCEM

Outros projetos

Projetos de investigação em curso: Participação como investigadora no Projeto: Metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação em temas sociais controversos das ciências humanas e sua contribuição para o desenvolvimento social.

Projeto de investigação de pós-doutoramento Universidade do Minho concluído-  Educação Histórica: um estudo sobre a forma de constituição do pensamento histórico em aulas de história do Brasil no ensino fundamental- Bolsista de pesquisa CNPq/ Brasil

Projeto concluído: Ensinar História: Um estudo sobre as práticas de ensino e a produção de narrativas históricas por professores de História da Educação Básica. (Paraná- São Paulo - 1998 - 2014) com financiamento do Cnpq(2015-2017).

Publicações do CITCEM

Outras publicações

Capítulos de livros 

CAINELLI, MARLENE ROSA; Oliveira. Sandra R.F.; CAIMI, Flávia  Eloisa. A Ditadura Militar nos livros didáticos de História no Brasil: “As lembranças permitidas” In: O Manual Escolar no ensino da História: Visões historiográficas e didáticas.1 Ed.Lisboa : APH(ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA), 2018, v.1, p. 13-31.

CAINELLI, MARLENE ROSA, AS PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (BRASIL- 1998 - 2016) In: Epistemologias e ensino da história.1 Ed.Porto : CITCEM, 2017, v.1, p. 848-865. 

CAINELLI, MARLENE ROSA, Ensinar História: Um estudo sobre as práticas de ensino e a produção de narrativas históricas por professores de História da educação Básica (Paraná - São Paulo- 1998-2014) In: Consciência Histórica e Interculturalidade: investigações em educação histórica.1 Ed.Curitiba : WA editores, 2016, v.1, p. 121-130.

CAINELLI, MARLENE ROSA, History Education: perspectives on History learning in elementary scholl In: Brazilian Investigation: In History Education.1 ed.Curitiba : W.A Editores, 2016, v.1, p. 37-52. 

CAINELLI, MARLENE ROSA; PINTO, H.; SOLE, G., Portugal and Brazil: How Much of ‘Our’Past Is ‘Theirs’ Too? In: Teaching History and the Changing Nation State: Transnational and Intranational Perspectives.1 ed.Londres : Bloomsbury Publishing, 2016, v.1, p. 123-145.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, MARLENE ROSA, A Consciência Histórica como o lugar e o propósito da Aprendizagem Histórica: introdução ao diálogo com a teoria de Jörn Rusen In: Memória Sensibilidades e Saberes.1 ed.Campinas : Editora Alínea, 2015, v.1, p. 116-128.

Artigos em revistas com arbitragem científica

CAINELLI, MARLENE; BARCA, Isabel, A aprendizagem da história a partir da construção de narrativas sobre o passado. EDUCAÇÃO E PESQUISA. v.44, p.1 - 18, 2018.

CAINELLI, MARLENE ROSA, Didática da história e a competência de atribuição de sentido: um estudo a partir da metodologia da educação histórica. EDUCAR EM REVISTA. , v.35, p.55 - 67, 2019.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, MARLENE; MARTINEZ, Pedro. Miralles., As pessoas tentam, mas a história difícil não é facilmente descartada: o lugar dos temas controversos no ensino de história. Revista Antíteses. , v.11, p.484 - 494, 2018. 

CAINELLI, MARLENE; Oliveira. Sandra R.F., Livro Didático de História: conhecimento histórico e Didática da História no mundo contemporâneo. História & Ensino., v.24, p.13 - 28, 2018.

Livros

URBAN, A. C.; MARTINS, Estevão. C. R.; CAINELLI, MARLENE, Educação Histórica- ousadia e inovação em educação e História: escritos em homenagem a Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt. Curitiba: W.A Editores Ltda, 2018, v.1. p.448

CAINELLI, M. R.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora, Educação Histórica: teoria e pesquisa. Ijuí : Editora Unijuí, 2011, v.1. p.348

CAINELLI, M. R.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora, Ensinar História. São Paulo : Editora Abril, 2010 p.200

Experiência de orientação

Valdir Pimenta. A FOTOGRAFIA COMO RECURSO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A ARTE DO IMIGRANTE HARUO OHARA EM LONDRINA-PR (1927-1999). 2019. Tese (Educação) - Universidade Estadual de Londrina 

Ana Beatriz Accorsi Thomson. Por um ensino de história mais humano: a leitura literária como porta de entrada ao novo humanismo rüseniano. 2018. Tese (Programa de Mestrado e Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina

Sueli Dias. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS: INTERAÇÕES DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO. 2017. Tese (Programa de Mestrado e Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina

Flávio dos Santos. O trabalho com fontes e a história local: um estudo com a metodologia da educação histórica. 2016. Tese (Programa de Mestrado e Doutorado em Educação) - Universidade

Outros

Membro da Comissão Científica do XVII congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, 2017- Universidade de Múrcia

Membro da Comissão Científica do XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica – Universidade do Porto- CITCEM, 2016