Arrizete Cleide de Lemos Costa

Colaborador

Informação pessoal

Nome: Arrizete Cleide de Lemos Costa

Agregação: Colaborador

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional:

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Email: arrisete@chla.ufal.br

Sumário

É professora Associada da Universidade Federal de Alagoas/Brasil e dedica-se aos seguintes campos de estudos: Teoria e Filosofia da História, Metodologia da História, História da Historiografia e História das Ideias Contemporâneas. Atualmente é pós-doutoranda no CITCEM-Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória/Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da FLUP-Portugal, sob a orientação da Profa. Doutora Amélia Polônia.

Grupos de investigação

TV - Valores de Transação/ Valores em Transição

Grau académico

Instituição: Universidade Federal de Pernambuco/Brasil

Ano: 2007

Grau: Doutoramento

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Universidade Federal de Alagoas/Brasil

Período: Janeiro 1992 - Present

Posição: Professor Associado

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Tese de Doutorado em História: UMA BIOGRAFIA MICRO-HISTÓRICA: Interpretação hermenêutica da narrativa na obra O queijo e os vermes - o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição, 1976, de Carlo Ginzburg. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.  Orientadora: Rosa Maria Godoy Silveira. Ano de obtenção: 2007. 

Dissertação do Mestrado em História: Maceió Medúsica: análise histórica das imagens da diáspora de intelectuais alagoanos na literatura - 1930/40, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Orientador: Antônio Torres Montenegro. Ano de Obtenção: 1998.

Atividade científica

Teoria e Metodologia da História.

História da Historiografia.

História Intelectual e História das Ideias Contemporâneas.

História Ambiental.

Projetos do CITCEM

Outros projetos

Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial em Alagoas/Levantamento Preliminar: Região Metropolitana de Maceió. 2014 – 2017. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; Secretaria de Cultura de Alagoas – SEPLAN/AL; Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Investigador Integrante.

Valores Culturais e Registro dos Saberes das Rendas: Singeleza & Puntino ad Ago - em confronto analítico e atualização de registros patrimoniais no IPHAN & UNESCO. 2014-2018.Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as Universidade da Basilicata-Potenza, Itália e UFAL, Brasil. Investigador Integrante.

A Construção Naval em Alagoas: Regimes de historicidade. CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; FAPEAL-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; 2013-2015. 2018 - Atual. Pesquisador/Coordenador.

Retórica e Cultura Política: sedições, partidarismos e eleições na Província das Alagoas no 2º Reinado: 1840-1889. FAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013-2015. Pesquisador/Coordenador.

Publicações do CITCEM

Outras publicações

COSTA, A. C. L.. Maceió Medúsica: Uma interpretação histórica das imagens da diáspora de intelectuais alagoanos na literatura - 1930/40. 1. ed. Maceió: Editora da Universidade federal de Alagoas - EDUFAL, 2015. v. 1. 213p .

COSTA, A. C. L.. Historiografia e Hermenêutica: Uma interpretação da narrativa microanalítica de O queijo e os vermes, de Carlo Ginzburg. 1. ed. Maceió: Edufal, 2014. v. 1. 263p .

COSTA, A. C. L.. Por Uma Etno-História da Libertação. In: Razão e Cultura: Um estudo complementar sobre o tema Razão Quilombola e sobre a EtnoSociologia de Gilberto Freyre e a Sociologia Agrária de Manuel Diégues Júnior. 1a.ed.Maceió.: Universidade Estadual de Alagoas, 2018, v. , p. 1-225.

COSTA, A. C. L. ; LIMA, M. L. ; LINDOSO, D. A.; CAETANO, A. F. P. ; SOUZA, E. D. ; CAVALCANTI, I. P. H. ; FEDOROVA, N. ; LEVIT, V. ; MELO, M. L. D. ; KUKLINA, A. I. ; GAIA, R. . O duplo especular. In: Maria de Lourdes Lima. (Org.). Uma cultura anfíbia na transversalidade dos saberes: Alagoas e Rússia. 1. ed. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2015, v. 1, p. 47-57.

COSTA, A. C. L. Retratos de Culturas Comunais: Apropriações historiográficas. In: 10° Encontro Nacional de História: Memórias e Biografias no Brasil Republicano, 2018, Maceió. Anais do 10° Encontro Nacional de História: Memórias e Biografias no Brasil Republicano. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2018. v. 1.

COSTA, A. C. L. A Carpintaria Naval em Alagoas: Natureza, Gestão e Política. In: IX Encontro de História: Emancipação, Conflitos Socioculturais e Construção Política nas Alagoas, 2017, Maceió. Anais do IX Encontro de História: Emancipação, Conflitos Socioculturais e Construção Política nas Alagoas. Maceió: Universidade federal de Alagoas, 2017. v. 1.

COSTA, A. C. L.; GAMARRA, N. C.  Registro Etnográfico da Pesca Artesanal na Região Metropolitana Lagunar de Maceió, Alagoas. In: XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2016, Feira de Santana - Bahia. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. I Festival de Sementes Crioulas da Bahia: Feira + 20: Bem-viver e Pós-Desenvolvimento. Feira de Santana: Arte Editora, 2016. p. 1-610.

Experiência de orientação

Ismélia da Penha Balducce Tavares.  Mulheres ausentes: Participação feminina na Guerra dos Cabanos (Alagoas - Pernambuco 1832-1850). Dissertação (Mestrado em Mestrado em História: Poder, Cultura e Sociedade) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Início: 2018.

Matheus Carlos Oliveira de Lima. A Nação como Metamorfose Ambulante: [Des]Caminhos do pensamento econômico brasileiro no PCB, ISEB, CEPAL e na Escola Superior de Guerra. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História: Poder, Cultura e Sociedade) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador). Início: 2018.

José Carlos Rodrigues dos Santos. Cultura e Identidade Alagoana em Dirceu Lindoso. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Alagoas. Início: 2017.

Izabela Cristina de Melo Santos. Manoel Balthazar Pereira Diégues Júnior e o Ensino em Alagoas (1879-1880): a instrução do trabalhador rural. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Concluído: 2016.

Simoneide Correia Araujo de Jesus. Alexandre José de Mello Moraes e o Modelo de Historiografia no Brasil Império (1872-1887). Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História). Universidade Federal de Alagoas/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Concluío: 2016.

Tarcyelma Maria de Lira Silva. A trajetória do pistoleiro Alagoano Zé Crispim e o Imaginário Sertanejo em Alagoas:1960. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História). Universidade Federal de Alagoas/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Concluído: 2015.

Outros

Peer Review:

Revisor de livros para a Coleção 2017/2018. Agência de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

Revisor de livros para Editora da Universidade Federal de Alagoas - EDUFAL. 2011 a 2015.

 

Avaliadora Ad hoc do Processo de Seleção de Projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Universidade Federal de Alagoas – PIBIC/CNPQ/FAPEAL/UFAL - 2018/19.

Avaliador ad hoc no Processo de Seleção de Projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPQ?FAPEAL/UFAL. 2014/2015.

Avaliador ad hoc de Relatórios Parciais e Finais  (UFF)de Pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPQ?FAPEAL/UFAL. 2012/2013/2014/2015.

Revisor dos periódicos: Revista Crítica Histórica (HIS/UFAL), 2010 - Atual; Diálogos Revista (UEM), 2014 - Atual; Tempo (UFF), 2015 - Atual; Epígrafe (USP), 2016 - Atual; Patrimônio e Memória (UNESP), 2016 - 2016; Revista Latino-Americana de História (USININOS), 2018 - Atual; História (São Paulo), 2018 - Atual.

 

Outros Projectos Científicos Internacionais:

Historiografia da Cultura Comunal: Sistemas Cognitivos Tradicionais e Sustentabilidade Ecológica em Áreas Marinhas Protegidas da América-Latina: 1990/2018. (2019 – Atual). Investigação de Pós-doutoramento. Universidade Federal de Alagoas – UFAL/Brasil; Faculfdade de Letras da Universidade do Porto – FLUP/Portugal.

 

 I Ciclo de Debates sobre o Binômio Natureza-Cultura. Uma Cultura anfíbia na transversalidade dos saberes: Alagoas e Rússia. ASI-Assessoria de Intercâmbio Internacional; PPGH – Programa de Pós-Graduação em História/Museu de História Natural/Curso de Biblioteconomia/Curso de Meteorologia – UFAL. 2013 a 2023. Membro Integrante da Comissão de realização do Convênio de Cooperação Técnica e Científica Internacional entre a Ufal e o Museu Darwin (Moscou).