Luciana Onety da Gama Sobral

Colaborador

Informação pessoal

Nome: Luciana Onety da Gama Sobral

Agregação: Colaborador

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional:

Instituição: Universidade Federal da Bahia – UFBA

Email: lucianaonety@yahoo.com.br

Sumário

Sou mestre em História pela Universidade Federal da Bahia, onde sob a orientação do prof. Dr. George Evergton Salles Souza, defendi minha dissertação em 2014. Faço parte do grupo de pesquisa da pós-graduação em História da UFBA coordenado pela profa Lígia Bellini e prof Evergton desde 2011, quando entrei no mestrado. Atuei em 2015 e 2016 como professora substituta na UFBA e desde 2014 sou docente do Centro Universitário Jorge Amado. Em 2016 assumi o cargo de coordenadora da licenciatura em História dessa instituição, onde atuo até o presente momento.

Grupos de investigação

RPS - Sociabilidades e Práticas Religiosas

Grau académico

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Ano: 2014

Grau: Mestrado

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Período: 2015 - 2016

Posição: Professora

Instituição: Centro Universitário Jorge Amado

Período: 2014 - Present

Posição: Professora

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

A morte como escola: a presença da pedagogia de bem morrer na Cidade da Bahia (ca. 1640-1759). Orientador: Prof. Dr. George Evergton Salles Souza, UFBA, 2014.

 

Atividade científica

Religião e religiosidade na Ibero-América. Coordeno essa linha de pesquisa na Unijorge e tenho sob a minha orientação atualmente oito alunos.

LEMPM. Linha de pesquisa da UFBA, coordenada pela profa Lígia Bellini e prof. George Evergton Salles Souza, que aborda a temática das instituições políticas e religiosas além-mar. Atuo como aluna participante da linha.

CPR – Centro de Pesquisas da Religião. Coordenado pela profa Elizete Santos da Universidade Estadual de Feira de Santana.  Atuo como aluna participante da linha.

Projetos do CITCEM

Outros projetos

Coordenadora da linha de pesquisa Religião e Religiosidade na Ibero-América (séc. XVII e XVIII) na Iniciação Científica do curso de licenciatura em História da UNIJORGE. Já coordeno essa linha a três anos, tendo orientado até o momento 8 alunos. Atualmente oriento 8 alunos que ingressaram na linha em 2019. 

Publicações do CITCEM

Outras publicações

Uma escola que ensinava como morrer: a Confraria da Boa Morte na Cidade da Bahia (1682-1759). Revista Sete Mares, Universidade Federal Fluminense, 2015.

Sou conteudista de material virtual para a Rede Ilumno, onde já produzi as disciplinas: Civilizações Antigas, Historiografia geral e brasileira e Humanismo e Revoluções no Mundo Moderno.