Tânia Maria Pinto de Santana

Colaborador

Informação pessoal

Nome: Tânia Maria Pinto de Santana

Agregação: Colaborador

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional:

Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Email: tmpsantana@gmail.com

Sumário

Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui Graduação (1998), Mestrado (2001) e Doutorado (2016) em História pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval e História do Brasil Colonial. Desenvolve atividades de pesquisa e orientação sobre os temas: Irmandades e Ordens Terceiras; Testamentos, legados pios e práticas assistenciais; Catolicismo; História Colonial.

Grupos de investigação

RPS - Sociabilidades e Práticas Religiosas

Grau académico

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Ano: 2016

Grau: Doutoramento

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Período: Fevereiro 2008 - Present

Posição: Docente

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

2012-2016
Doutorado em História (Conceito CAPES 4)
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil
Com período sanduíche em Universidade de Coimbra.
Título: Charitas et Misericordia: as doações testamentárias em Cachoeira no século XVIII.
Ano de obtenção: 2016
Orientador: Dr. George Evergton Sales de Souza
Co-orientadora: Dra. Maria Antónia Lopes

 

1998-2001
Mestrado em História Social
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil
Título: Os negros cristãos católicos e o culto aos santos na Bahia colonial
Ano de obtenção: 2001
Orientador: Dr. Cândido da Costa e Silva

Atividade científica

História do Império Português; História religiosa; História da Bahia; Caridade e assistência; Ordens Terceiras e Irmandades.

Projetos do CITCEM

Outros projetos

2016- Atual:
História social e religiosa do Recôncavo Baiano (1781-1807): um estudo a partir dos testamentos e inventários post mortem.
Posição no projeto: PL
http://lattes.cnpq.br/5485098009575720

 

2014- Atual:
Uma cidade, vários territórios e muitas culturas. Salvador da Bahia e o mundo Atlântico, da América Portuguesa ao Brasil República.
Posição no projeto: Investigador
http://lattes.cnpq.br/5485098009575720

 

Publicações do CITCEM

Outras publicações

SANTANA, Tânia Maria Pinto de. Caridade, devoção e assistência hospitalar aos pobres: o Hospital de São João de Deus da Vila da Cachoeira (1734-1770). História e Cultura (UNESP, São Paulo), v. 6, p. n. 2 pdf 35-55, 2017.

SANTANA, Tânia Maria Pinto de. Nossa Senhora do Rosário no Santuário Mariano: irmandades e devoções negras em Salvador e no recôncavo baiano (século XVIII). Studia Historica Moderna (Universidade de Salamanca, Espanha), v. 38, p. 95-122, 2016.

SANTANA, Tânia Maria Pinto de. Para além de Salvador e do Recôncavo Baiano: o culto aos santos na América Portuguesa. História (UNESP. Impresso), v. 29, p. 1, 2010.

SANTANA, Tânia Maria Pinto de. O culto a santos católicos e a escravidão africana na Bahia colonial. Revista Aulas (UNICAMP), v. 4/5, p. Dossiê religião, 2008.

SANTANA, Tânia Maria Pinto de.. Devoção e milagres: as matrizes do culto a Nossa Senhora da Conceição na Bahia colonial. In: IV Simpósio Internacional de Estudos sobre a América colonial, 2008, Belo Horizonte. IV Simpósio Internacional de Estudos sobre a América colonial - Encontro CASO 2008. Belo Horizonte: UFMG / FAFICH, 2008.

SANTANA, Tânia Maria Pinto de.. Devoção e solidariedade: santos e irmandades negras na Bahia. Folha Literária Informativo da Fundação Pedro Calmon e da Empresa Gráfica da Bahia, Salvador, 14 ago. 2009.

SANTANA, Tânia Maria Pinto de. Imagem, devoção e escravidão. 1. ed. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2018. v. 1. 162p.

SANTANA, Tânia Maria Pinto de. Celebrações, fé e catequese: devoções católicas entre os negros na Bahia colonial. In: Edilece Souza Couto; Marco Antônio Nunes da Silva; e Grayce Mayre Bonfim Souza. (Org.). Práticas e vivências religiosas: temas da história colonial à contemporaneidade luso-brasileira. 1ªed. Salvador: Edufba, 2016, v. 1, p. 313-336.

Outros

Pareceres para avaliações de artigos científicos:

SANTANA, T. M. P.. Parecer para progressão funcional por Incentivo a Produção científica do Professor Eduardo José Santos Borges, artigo: O Antigo Regime na Bahia: os Pires de Carvalho e Albuquerque e a trajetória de uma família de elite na América Portuguesa. 2015.

SANTANA, T. M. P.. Parecer para progressão funcional por Incentivo a Produção científica da Professora Marta Enéas da Silva, artigo: A cultura cinematográfica brasileira: uma leitura do filme Madame Satã. 2010.

SANTANA, T. M. P.. Parecer para progressão funcional por Incentivo a Produção científica da Professora Dra Adriana Reis, artigo: "Casamentos de escravos na Bahia: novas perspectivas". 2010.

SANTANA, T. M. P.. Parecer para progressão funcional por Incentivo a Produção Científica da professora Dra Lucilene Reginaldo, artigo: "Irmandades e devoções de africanos e crioulos na Bahia setecentista: histórias e experiências atlânticas". 2010.

SANTANA, T. M. P.. Parecer para progressão funcional por incentivo a produção científica da professora Marilércia Oliveira Santos, artigo: "O projeto industrial de Luiz Tarquinio". 2007.

Produção de material técnico:

SANTANA, Tânia Maria Pinto de; MAGALHÃES, A. S. ; SOUZA, C. N. ; GOMES, D. ; SANTOS, D. S. ; SANTOS, J. R. C. . Inventário de fontes do Arquivo da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira. 2012. (Inventário de acervo histórico).

SANTANA, Tânia Maria Pinto de; SOUZA, C. N. . Livros de Contas da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira, séculos XVIII e XIX (II volumes). 2009. (Digitalização de manuscrito histórico).

Ministração de cursos:

SANTANA, Tânia Maria Pinto de. Religião na Bahia Colonial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTANA, Tânia Maria Pinto de. História do Negro na Bahia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

Produção de texto didático para curso de graduação a distância:

SANTANA, SANTANA, Tânia Maria Pinto de. Texto didático impresso para a Disciplina História Medieval. 2006.

 

Projetos de extensão:

2010-2012
Título: Inventário e digitalização dos acervos eclesiásticos privados de Cachoeira
Descrição: inventário e organização do acervo manuscrito e impresso da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira, datados entre os séculos XVIII e XX. Desenvolvido com a participação de estudantes graduandos do curso de História da UFRB, sob a minha coordenação.

2009 - 2009
Título: O acervo manuscrito da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira: o livro de pagamento de promessas dos irmãos da Ordem - séculos XVIII-XIX
Descrição: Identificação, higienização e fotografia do documento manuscrito e produção de mídia digital do mesmo. Desenvolvido com a participação de estudantes graduandos dos cursos de Museologia e História da UFRB, sob a minha coordenação.  

2005 - 2006
Memória do Vila
Descrição: propostas do projeto estão o inventário e a catalogação do importante acervo histórico do Teatro Vila Velha, em Salvador. Participação de estudantes graduandos do curso de Licenciatura em História, das Faculdades Jorge Amado, sob a minha coordenação.