Maria Isabel de Almeida Ventura

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Maria Isabel de Almeida Ventura

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Técnico superior

Instituição: Universidade do Porto

Email: mventura@reit.up.pt

Grupos de investigação

DC - Cultura Digital

Grau académico

Instituição: Faculdade de Engenharia / Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2011

Grau: Mestrado em Ciência da Informação

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2004

Grau: Pós-graduação em Ciências Documentais - Arquivo

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2002

Grau: Pós-graduação em Ciências Documentais – Documentação e Biblioteca

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Universidade do Porto

Período: Fevereiro 2001 - Present

Posição: Técnica Superior

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

A representação da Informação nas interfaces das plataformas digitais dos arquivos: estudo comparativo e proposta de modelo. Faculdade de Letras da Universidade do Porto/Universidade de Aveiro. Tese de Doutoramento em desenvolvimento orientada pelo Prof. Armando Malheiro da Silva. Bolsa FCT SFRH/BD/118038/2016.         

O Arquivo do Paço de Calheiros: uma abordagem sistémica. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tese de mestrado orientada pelo Prof. Armando Malheiro da Silva, 2011.

Atividade científica

Ciência da Informação; Arquivos pessoais e de família; Plataformas digitais; Organização e representação da informação; Mediação da Informação.

Projetos do CITCEM

Outros projetos

Investigadora no Projeto Family archives inventories, 15th-19th centuries: from management and proof to lost memory. Rethinking the pre-modern archive. Project EXPL/EPH-HIS/0178/2013. FCT (finalizado em 2015). 

Publicações do CITCEM

Outras publicações

Livros:

Ventura, Isabel org. de bibliografia; Vieira, Cristina curadora (2014) – Homenagem a Arnaldo Saraiva: exposição bibliográfica e documental. Covilhã: Câmara Municipal.

Saraiva, Arnaldo; colab. Ventura, Isabel (2006) – Folhetos de Cordel: e outros da minha colecção: catálogo. Porto: Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Artigo em revista científica nacional:

Ventura, Isabel (2012) – O Arquivo do Paço de Calheiros: o modelo sistémico no acesso à informação. Páginas a&b, nº9, série 2.

Atas de Congressos Internacionais:

Ventura, Isabel (2015) – A representação da informação nas interfaces de pesquisa dos arquivos digitais.: In Encuentro Ibérico EDICIC’15: atas, Madrid, 2015.

Outros:

Ventura, Isabel (2002) - O Património Documental da DGHN – Jornal do IGAPHE, nº 16, Ano IV,  Dezembro.

Experiência de orientação

Rodrigues, Joana Patrícia de Sousa – O controlo de autoridade do acervo fotográfico do jornal Público. Faculdade de Engenharia da UP, 2017. Tese de mestrado. Orientadora Profª. Olívia Pestana; orientadora na instituição de acolhimento Isabel Ventura.

Mendes, Fábio José Carvalho – O centro de documentação da redação do jornal Público-Edição Porto: Do físico ao digital. Faculdade de Engenharia da UP, 2016. Tese de mestrado. Orientador Prof. Gabriel David; orientadora na instituição de acolhimento Isabel Ventura.

Outros

O Arquivo do Paço de Calheiros: contributos para a sua preservação e divulgação. Fundação Calouste Gulbenkian. Projeto no âmbito dos apoios à recuperação, tratamento e organização de acervos documentais. 2010/2011. (Membro da equipa).