Bernardo Maria Espregueira de Magalhães e Menezes

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Bernardo Maria Espregueira de Magalhães e Menezes

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Docente não universitário

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Email: bernardo.magalhaes.menezes@gmail.com

Grupos de investigação

TIH - Património Material e Imaterial

Grau académico

Instituição: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Ano: 2010

Grau: Mestrado em Arquitetura Paisagista

Classificação: 16 valores

Instituição: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Ano: 2009

Grau: Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Classificação: 15 valores

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Período: Setembro 2016 - Present

Posição: Assistente Convidado

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

A Gestão da Água como Ação Modeladora da Paisagem: Sistemas Hidráulicos em Jardins Históricos. Relatório de estágio curricular, orientado pela Professora Doutora Teresa Dulce Portela Marques e coorientado pela professora Doutora Maria Cristina da Fonseca Ataíde Castel-Branco Alarcão Júdice, apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Arquitetura Paisagista à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em julho de 2010.

Atividade científica

História da Arte dos Jardins e da Paisagem. História Local e Urbana. Políticas de Paisagem. Conservação e Gestão de Lugares de Valor Patrimonial.

Publicações do CITCEM

Outras publicações

MENEZES, Bernardo de Magalhães e – Foral da Terra de Payva Dado Pollas Inquyriçõoes do Tombo. (Transcrição paleográfica). In ROCHA, Manuel Joaquim Moreira da – O Foral de Terra de Paiva: Marco de Identidade. Castelo de Paiva: Câmara Municipal de Castelo de Paiva, 2013, p. 120-125. ISBN: 978-972-95132-4-4.

MARQUES, Teresa Portela; MENEZES, Bernardo de Magalhães e – Jardim do Senhor dos Aflitos: Projectos, Obra e Planos (1888-1949). Oppidum – Revista de Arqueologia, História e Património. Lousada. ISSN: 1646-513X. ano 7: numero especial (2012) 49-64.

CASTEL-BRANCO, Cristina; MENEZES, Bernardo de Magalhães e – Quinta de Santo António. In CASTEL-BRANCO, Cristina (dir.) – A Água nos Jardins Portugueses. Lisboa: Scribe, 2010, p. 120-123. ISBN: 978-989-8410-08-5.

Prémios e distinções

1º Prémio no «Concurso de Ideias para Arranjo do Espaço Exterior e Desenho de Cobertura Exterior no Jardim do e-Learning Café da Asprela – Universidade do Porto». Ideia desenvolvida em conjunto com Duarte Ramalho Fontes e Maria João Teixeira.

Outros

Colaboração, desde novembro de 2016, na investigação e redação de Guia Prático para Conservação e Gestão de Parques e Jardins de Valor Patrimonial, sob a coordenação da Professora Doutora Teresa Portela Marques.

Colaboração, de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012, nos estudos de base com vista à candidatura da inscrição do Santuário do Bom Jesus do Monte na Lista de Património Mundial da UNESCO, sob a coordenação da Professora Doutora Teresa Andresen.

Colaboração, de setembro a outubro de 2011, na investigação «Jardim do Senhor dos Aflitos: Projetos, Obras e Planos», sob a coordenação da Professora Doutora Teresa Portela Marques, apresentada nas III Jornadas de História Local, do Município de Lousada.