Fernando Augusto Ricardo Silva

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Fernando Augusto Ricardo Silva

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional:

Email: faricardos@gmail.com

Grupos de investigação

TL - Territórios e Paisagens

Grau académico

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2015

Grau: Mestrado

Classificação: 18 valores

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Tese de Mestrado - Os fornos de cal artesanais entre os rios Minho e Lima nas épocas Moderna e Contemporânea. FLUP - orientador Profª Drª. Teresa Soeiro - novembro/2015.

Atividade científica

Arqueologia:

- Fornos de cal - diversas cronologias;

- Povoados fortificados-Idade do Ferro.

Publicações do CITCEM

Outras publicações

Autor LIVRO/Tese de Mestrado:

(2015) - Os fornos de cal artesanais entre os rios Minho e Lima nas épocas Moderna e Contemporânea (edição policopiada).

CAPÍTULOS/ARTIGOS EM LIVRO/REVISTA:

(2016) - O moinho de vento de Darque. Cadernos Vianenses, tomo 50. Viana do Castelo: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

(2015) - Memórias de Malpica do Tejo (Castelo Branco): notícia acerca do forno de cal do Monte dos Cancelos. AÇAFA on-line, nº 10, 2015. Vila Velha de Ródão: Associação de Estudos do Alto Tejo.

(2015) - O cemitério na igreja de S. Sebastião de Darque: um contributo para o seu estudo. Cadernos Vianenses, tomo 49. Viana do Castelo: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

(2014) - Os fornos de cal tradicionais em Portugal continental: um contributo para o seu registo, inventariação e divulgação – In Atas do II Congresso Internacional sobre Património Industrial. Porto.

(2013) - A antiga imagem de Nossa Senhora das Areias. In Gonçalves, Cândido, coord. – Darque: o outro lado da cidade de Viana do Castelo. Junta de Freguesia de Darque.

(2013) - A Capela de Nossa Senhora da(s) Oliveira(s). In Gonçalves, Cândido, coord. – Darque: o outro lado da cidade de Viana do Castelo. Junta de Freguesia de Darque.

(2013) - Sítios Arqueológicos em Darque. In Gonçalves, Cândido, coord. – Darque: o outro lado da cidade de Viana do Castelo. Junta de Freguesia de Darque.

Prémios e distinções

“Cidadão de Honra” da Vila de Darque, atribuído pela Junta de Freguesia de Darque em 03.07.2016, pelo “decisivo contributo para a salvaguarda e preservação do seu património“. 

Troféu Losango – Empenho e Dedicação”, atribuído pela Escola Desp. de Viana - 2005.

Outros

(2017) Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia, submetido à aprovação da Direção Geral do Património:
PL  -Project Leader: FORCAL-Projeto de investigação para a identificação, registo, inventariação e estudo dos fornos de cal artesanais em Portugal.
https://www.facebook.com/groups/715112135278679/

(2016) Revisor Científico da revista “Conservar Património” - Revista da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal