César Leandro Pereira Guedes

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: César Leandro Pereira Guedes

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional:

Email: cesarlguedes@gmail.com

Website: https://cesarlguedes.wordpress.com.

Grupos de investigação

TL - Territórios e Paisagens

Grau académico

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2015

Grau: Mestrado

Classificação: 18 valores

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: ArqueoHoje Lda.

Período: Janeiro 2017 - Julho 2017

Posição: Arqueólogo no Projecto de Requalificação do Claustro do Rachadouro, Mosteiro de Alcobaça

Instituição: Companhia Leiriense de Moagem, S.A.

Período: Julho 2015 - Dezembro 2016

Posição: Arqueólogo Co-Director no Projecto de Requalificação do Edifício da Companhia Leiriense de Moagem, antigo Convento de S. Francisco, Empreitada Geral de Remodelação e Construção.

Instituição: ERA arqueologia S.A e Dryas Arqueologia, lda.

Período: Novembro 2014 - Julho 2013

Posição: Arqueólogo Director e Co-Director de várias intervenções arqueológicas realizadas no âmbito do Sistema Hidráulico de São Matias - Subsistema de Rega do Alqueva – Pedrógão e no Emissário Gravítico de Moura.

Instituição: Departamento de Ciências e Técnicas do Património, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e FRAUGA – Associação para o desenvolvimento Integrado de Picote.

Período: Maio 2013 - Julho 2015

Posição: Co-Director dos trabalhos arqueológicos realizados em Picote (Conc. Miranda do Douro) no âmbito do PNTA/2012 História do Povoamento de Picote.

Instituição: Baixo Sabor – Bento Pedroso Construções e LENA Engenharia e Construções, ACE.

Período: Maio 2012 - Maio 2013

Posição: Arqueólogo colaborador na Intervenção Arqueológica realizada no sítio do Castelinho, integrado no estudo Etno-Arqueológico de Cilhades no âmbito da construção da Barragem do Baixo Sabor.

Instituição: PROCESL, Engenharia Hidráulica e Ambiental, Lda.

Período: Outubro 2010 - Abril 2012

Posição: Arqueólogo Director e Co-Director do acompanhamento arqueológico e das sondagens arqueológicas realizadas no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Alto Zêzere e Côa e Alargamento ao Mondego Superior.

Instituição: ArqueoHoje Lda

Período: Julho 2009 - Agosto 2010

Posição: Acompanhamento arqueológico da abertura da AE do Douro Interior: IP2 Lote 5- Lanço Trancoso/Celorico da Beira e colaborador das sondagens arqueológicas na Quinta da Coitada (Longroiva-Meda) para a construção da AE do Douro Interior: IP2

Instituição: Arqueologia & Património - Ricardo Teixeira e Vítor Fonseca, Arqueologia Lda.; Empatia - Arqueologia, Lda.

Período: Outubro 2004 - Maio 2009

Posição: Director, Co-director e Colaborador de inúmeras intervenções arqueológicas realizadas sobretudo na zona Norte de Portugal

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

GUEDES, César Leandro Pereira - A sul do Douro: percurso pelas sepulturas escavadas na rocha entre os rios  Távora e Cabrum. Dissertação de Mestrado. Porto: FLUP. 2015.

Atividade científica
Publicações do CITCEM

Outras publicações

GUEDES, César (no prelo), Sepulturas escavadas na rocha e as leituras possíveis de um território a sul do Douro. in Genius Loci: Lugares e significados, Porto, CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória), Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

GUEDES, César (2015), A sul do Douro: percurso pelas sepulturas escavadas na rocha entre os rios Távora e Cabrum, dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, ed. policopiada.

GUEDES, César (2008-2009), “Um triente de Égica em Aquae Flaviae”, Portugalia, nova série, vol. XXIX-XXX, pp.169-177.

GUEDES, César (2008), “Identificação do Fosso da Cerca de Torre de Moncorvo”, in Atas das sessões do III Congresso de Arqueologia de Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Interior, Vol. 04, ACDR de Freixo de Numão, 2008, pp. 35-40.