Ana Maria da Costa Oliveira

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Ana Maria da Costa Oliveira

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional:

Email: anamcostaoliveira@gmail.com

Grupos de investigação

TL - Territórios e Paisagens

Grau académico

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2015

Grau: Mestrado em Arqueologia

Classificação: 18 valores

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Companhia Leiriense de Moagem

Período: Fevereiro 2016 - Novembro 2016

Posição: Coordenação do estudo e inventariação do espólio dos trabalhos arqueológicos realizados no Convento de São Francisco, em Leiria.

Instituição: Dryas Arqueologia, Lda.

Período: Dezembro 2015 - Fevereiro 2016

Posição: Direção dos trabalhos de escavação arqueológica no Monte do Meio 2, no âmbito do Sistema Hidráulico de São Matias - Subsistema de Rega do Alqueva – Pedrógão, Beja.

Instituição: Departamento de Ciências e Técnicas do Património, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Período: Maio 2013 - Junho 2013

Posição: Colaboração nos trabalhos arqueológicos realizados em Picote (Miranda do Douro) no âmbito do PNTA/2012 “História do Povoamento de Picote”.

Instituição: PROCESL, Engenharia Hidráulica e Ambiental, Lda.

Período: Setembro 2010 - Abril 2012

Posição: Corresponsável do acompanhamento arqueológico do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Alto Zêzere e Côa e Alargamento ao Mondego Superior.

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

OLIVEIRA, Ana Maria da Costa - Castelo de OUteiro, um marco na fronteira transmontana. Dissertação de Mestrado. Porto: FLUP. 2015.

Atividade científica

Desenvolve estudos relacionados com estruturas fortificadas medievais, nomeadamente torres senhoriais e castelos.

Tem particular interesse pelo estudo da Idade Média e de Época Moderna, nomeadamente na compreensão da ocupação humana do território e nas suas materializações.

Tem desenvolvido a sua atividade profissional como arqueóloga ao serviço de diferentes empresas e instituições, dirigindo numerosas intervenções arqueológicas, estudos patrimoniais, arquitetónicos, análise de espólio cerâmico, etc.

Atualmente é aluna do Doutoramento em Estudos de Património – Arqueologia (FLUP), com o projeto “Os castelos e a fronteira entre Vinhais e Miranda do Douro (Séculos XI – XVI): estratégias e diálogos na raia transmontana”.

Projetos do CITCEM

Outros projetos

“Os castelos e a fronteira entre Vinhais e Miranda do Douro (Séculos XI – XVI): estratégias e diálogos na raia transmontana”, projeto proposto a bolsa de doutoramento do FCT em 2017.

Publicações do CITCEM

Outras publicações

Tese: “Castelo de Outeiro, um marco na fronteira transmontana”, Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, ed. Policopiada. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/82210.

Livro: “Duas Torres Senhoriais do Vale do Sousa”, na coleção Subsídios para a História de Lordelo, editado pela Biblioteca da Fundação ALord – Lordelo, Paredes, em abril de 2006.

Artigo: “O castelo de Outeiro na fronteira bragançana”, Atas do Congresso Internacional Genius Loci: Lugares e significados, Porto, CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória), Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no prelo.

Artigo: “Ocupação senhorial do Vale do Sousa: dois exemplos em estudo”, Revista Oppidum – Revista de Arqueologia, História e Património. Edição Especial. Actas do 1º Encontro de Arqueologia das Terras de Sousa. Lousada: Câmara Municipal de Lousada. p. 151-164, 2008.

Artigo: “Torre de Vilar: uma Residência Senhorial do Vale do Sousa”, na Revista Oppidum – Revista de Arqueologia, História e Património. Lousada: Câmara Municipal de Lousada. nº 1, 2006.

Artigo: “Duas Torres do Vale do Sousa”, nas Actas do 1º Congresso Internacional da Casa Nobre - Um Património para o Futuro, que decorreu em Arcos de Valdevez, nos dias 11 e 12 de novembro de 2005, editadas pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.