Maria Helena Lopes Barbosa

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Maria Helena Lopes Barbosa

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Bolseiro

Email: h_barbosa@hotmail.com

Grupos de investigação

TL - Territórios e Paisagens

Grau académico

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2015

Grau: Mestrado

Classificação: 18 valores

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Consórcio Palimpsesto e Arqueohoje

Período: Maio 2016 - Setembro 2017

Posição: Arqueóloga de campo do projecto de Aproveitamento Hidroeléctrico de Daivões, Gouvães e Alto Tâmega - Sistema Electroprodutor do Tâmega

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Da arte esquemática à decoração da cerâmica: o papel da imagética nas práticas sociais comunitárias durante a Pré-história Recente (Vº - IIº milénios a.C.) na sub meseta norte da Península Ibérica. [Título provisório]. Doutoramento em Estudos do Património, Faculdade de Letras da Universidade do Porto |Em curso.

O contributo do material cerâmico do Crasto de Palheiros para o entendimento de processos de uso e construção do Talude e Plataforma Inferior Leste | Mestrado em Arqueologia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto | 2015.

Atividade científica

Pré-história Recente; Arte Esquemática; Cerâmica pré-histórica; Imagética; Construção de Identidades.

Projetos do CITCEM

Outros projetos

Rock art: from Pleistocene to Holocene in NW Iberia. Colaboradora.

Integração no Projecto de Investigação FIRSTBRONZE, coordenado pelo Prof. Doutor João Carlos de Senna Martínez, através de uma BII - Bolsa de Integração na Investigação (BII/UNI/0698/HIS/2008). Universidade de Lisboa - Maio de 2009 e Maio de 2010.

Publicações do CITCEM

Outras publicações

Sanches, Maria J., BARBOSA, M. Helena & VIEIRA, Alexandra F. (2017, no prelo) "Contextos campaniformes no Norte de Portugal (Bell beaker contexts in Northern Portugal)". In Gonçalves, V. e Sousa, A. C. (Eds.), Actas do Colóquio “Sinos e Taças. Junto ao Oceano e Mais Longe. Aspectos da Presença Campaniforme na Península Ibérica”, UNIARQ, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa - 12 e 13 maio de 2016.

BARBOSA, Maria Helena (2017, no prelo) - "O fragmento cerâmico como elemento integrante da prática arquitectónica – uma abordagem contextual para a compreensão da vivência, construção e ocupação do Crasto de Palheiros e suas temporalidades no IIIº milénio AC" In Actas das VI Jornadas de Arqueologia no Vale do Douro, do Paleolítico à Idade Média – Porto, Casa das Artes, 17, 18 e 19 de Novembro de 2016.