Ana Rita Albuquerque Oliveira

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Ana Rita Albuquerque Oliveira

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional:

Email: ritalbuquerque.oliveira@gmail.com

Grupos de investigação

TIH - Património Material e Imaterial

Grau académico

Instituição: Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle, Paris, França Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine

Ano: 2010

Grau: Mestrado – Estudos internacionais e europeus, opção Estudos latino-americanos

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2002

Grau: Licenciatura em História, variante de História da Arte – Ramo Científico

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Universidade de Montpellier III (Montpellier, França)

Período: Setembro 2015 - Present

Posição: Intervenções no âmbito de apoio à docência no Mestrado de Turismo e Desenvolvimento sustentável e na classe preparatória às grandes escolas (120H): Gestão e montagem de projetos europeus; Estudos do Património; Tutoria pedagógica.

Instituição: Agência Nacional ERASMUS+ Educação e Formação França (Bordéus, França)

Período: Dezembro 2015 - Present

Posição: Perita externa avaliadora de projetos de cooperação universitária

Instituição: Trabalhadora independente (Europa, Africa e América Latina)

Período: Abril 2014 - Present

Posição: Consultoria; Conselho, formação e montagem de projetos internacionais (Património, ação cultural e gestão de projetos); Responsável pela monitorização dos projetos de voluntariado organizados em sítios de Património Mundial

Instituição: Concordia (Paris, França)

Período: Setembro 2010 - Fevereiro 2014

Posição: Coordenadora Internacional

Instituição: Solidarités Jeunesses (Paris, França)

Período: Fevereiro 2007 - Outubro 2007

Posição: Responsável Voluntariado - Africa, Asia e América Latina

Instituição: Concordia (Paris, França)

Período: Março 2006 - Novembro 2006

Posição: Responsável Voluntariado - Europa

Instituição: Legambiente (Roma, Itália)

Período: Novembro 2004 - Setembro 2005

Posição: Serviço voluntário europeu: educação ambiental e defesa do património com as escolas do V município da cidade de Roma

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Tese de mestrado: O Bandido em Transe: la question sociopolitique dans la production cinématographique brésilienne des années 1960 et 1970; Orientador: Olivier Compagnon (nota final : 16 valores) ; Instituição : Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle, Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine, Paris, França.

Tese de doutoramento (em curso): Patrimonialização e paisagens no sudoeste europeu. Práticas, discursos contemporâneos e perspetivas comparadas entre o norte de Portugal e o sul da França.
Doutoramento em Estudos do Património, especialização em História da Arte (FLUP) em co-tutela com o doutoramento em Geografia (Universidade de Montpellier III Paul-Valéry, França).  

Atividade científica

Estudos do património, participação habitante, turismo cultural e desenvolvimento sustentável, políticas públicas.

A atividade que tem vindo a ser desenvolvida procura incidir no estudo comparado das práticas e discursos patrimoniais sobre a participação habitante e o turismo cultural no sudoeste europeu. Análise do impacte das políticas públicas no campo patrimonial e do turismo. Estudo e avaliação da transferência do conhecimento no âmbito da educação patrimonial para a sociedade civil. 

Projetos do CITCEM

Outros projetos

Projetos de investigação:

Setembro 2017 - «Anthropologie des inventaires et systématique du patrimoine»

http://www.idemec.cnrs.fr/spip.php?article1215&lang=fr

Projeto desenvolvido pelo Institut d'Ethnologie Méditerranéenne, Européenne et Comparative (IDEMEC), Université d’Aix-Marseille e o Ministério da Cultura Francês.

Papel no projeto: Participante / Membro de equipa.

Objetivos: Perceber em que medida as diferentes disciplinas no âmbito dos estudos do património determinam o modo de conceber e de inventariar a cultura e o património imaterial através da análise da ficha inventário proposta pelo Ministério da Cultura francês e a apresentação de novos modelos. 

Publicações do CITCEM

Outras publicações

Comunicações em encontros científicos – publicadas:  

Comunicação e submissão a publicação em atas apresentada no Congresso GENIUS LOCI: lugares e significados, organizado pelo CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» e pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras U.P. Porto, Porto, 20, 21, 22 de Abril 2016
Título da comunicação: Património Mundial e práticas participativas. O estudo de caso de Bordéus.
Aprovado para publicação/ no prelo.

Comunicação e publicação em atas apresentada na conferência Cidades Criativas organizado pelo CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» e pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras U.P. Porto e a Associação Científica ICONO14, Porto 25, 26 e 27 de Janeiro de 2017
Título da comunicação: Património em ação e cidades criativas. Discursos e práticas na cidade contemporânea.

Albuquerque, Ana Rita, 2017. Património em ação e cidades criativas. Discursos e práticas na cidade contemporânea, Tomo 1, pp. 430-440, ISBN: 978-84-940289-8-4, Porto: CITCEM e Libro de Actas Cientificas, Icono14 Actas Cientificas. 

Experiência de orientação

Mestrado nível 1 Turismo e Desenvolvimento Sustentável - Universidade Paul-Valéry Montpellier III.
Ano: 2016-2017.
Orientação no âmbito do relatório final e exercício de diagnóstico territorial para a Câmara Municipal de Montpellier elaborado pelos alunos Zilong Zhao, Guillhemette Sobie, Tata Chochua, Piruza Ghochikyan, Sophie Papillard.
"Tourisme et nuits urbaines. Les temporalités de la nuit."

Co-orientadora de tese de mestrado e do relatório de estágio:
Mestrado nível 1 Turismo e Desenvolvimento Sustentável - Universidade Paul-Valéry Montpellier III.
Ano: 2016-2017.
1. Amelie Laronde.
Estágio no Malahide Castle - Shannon Heritage, Dublin, Irlanda: Património Cultural e Turismo Sustentável.

2. Flora Berce-
Estágio na Maison du Parc de la Montagne de Reims (PNR), França, no serviço de Urbanismo, Paisagem e Arquitetura: Comunicação e educação patrimonial.

Outros

Abril 2016 – Janeiro 2017 V Congresso Internacional de Cidades Criativas, Organização: CITCEM. http://www.cidadescriativas2017.com/pt/
Papel no projeto: Membro de equipa:
Colaboração na organização (gestão e secretariado).
Moderação de Sessões de Comunicações (SC 14): A cidade herdada.

Janeiro 2016 – Abril 2018 Consultora e formadora no projeto "The Volunteer P.A.T.H. - Partnerships Actions and Tools for Heritage". https://volunteerpathblog.wordpress.com/

Financiamento aprovado no âmbito da ação-chave 2 (Cooperação para a Inovação e Boas Práticas) do programa Erasmus + da Agência Executiva Educação, Audiovisual e Cultura da Comissão Europeia; Duração: dois anos de projeto; Orçamento 150 000 euros. Co-financiamento no âmbito do Fundo da UNESCO para a Criatividade Cultural e a Igualdade de Género.
Coordenação: Comité de Coordination du Service Volontaire International (CCIVS).
Papel no projeto: Consultoria especializada em projetos europeus, formadora durante as diferentes fases do projeto e redação da publicação final.
Objetivo: Criar novas sinergias entre os agentes da sociedade civil e do património através de ações inovadoras no âmbito do voluntariado.
1ª fase: seminário e duas formações no âmbito da gestão do património; 2ª fase: ações locais e campanha global de comunicação; 3ª fase: Publicação final sobre património e voluntariado.

Outubro 2015
Participação e redação das atas do Colóquio ‘Arte e Turismo ao serviço da atratividade dos territórios’, cidade de Sète em França.
Colóquio organizado pela empresa consultora Mission Tourisme e o Office de Tourisme de Sète.

Maio – Setembro 2015 Monitorização e avaliação de projetos de voluntariado no âmbito do programa "WORLD HERITAGE VOLUNTEERS 2015 - Patrimonito takes in a changing global environment". http://whc.unesco.org/en/activities/853
Voluntários para o Património Mundial (World Heritage Volunteers) é um programa conjunto organizado pelo Coordinating Committee for International Voluntary Service (CCIVS) em colaboração com o Programa da UNESCO de Educação para o Património Mundial.
Papel no projeto: Membro de equipa / Avaliadora de projetos nos países seguintes: Quénia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.
Objetivos: Desde 2008 este programa têm como finalidade sensibilizar e mobilizar os jovens e as comunidades locais na valorização e preservação do património e nas questões relacionadas com a diversidade cultural, e promover a cooperação entre as organizações locais, as comunidades locais, os gestionários dos sítios património mundial e as autoridades locais.

Comunicação apresentada no âmbito das Jornadas Europeias do Património dedicadas ao tema “Comunidades e Culturas” organizadas pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património (DCTP) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Espaço Miguel Torga, Sabrosa, 23 de Setembro 2016.
Título da comunicação: Discursos e práticas patrimoniais. Abordagens e perspetivas sobre as comunidades. Estudos de caso: o Vale da Loire e a Jurisdição Saint-Emilion em França e Lavaux na Suiça.