Sandra Susana Loureiro de Magalhães Senra

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Sandra Susana Loureiro de Magalhães Senra

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Bolseiro

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Email: sandra.msenra@gmail.com

Website: http://independent.academia.edu/SandraSenra

Grupos de investigação

TIH - Património Material e Imaterial

Grau académico

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2012

Grau: Mestrado em Museologia

Classificação: 17 valores

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2004

Grau: Licenciatura em História da Arte (pré Bolonha)

Classificação: 15 valores

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Museu Marítim de Barcelona

Período: Agosto 2011 - Outubro 2011

Posição: Museóloga Estagiária

Instituição: Casa Oficina António Carneiro, Câmara Municipal do Porto

Período: Setembro 2010 - Fevereiro 2011

Posição: Museóloga Estagiária

Instituição: Escola EB 2/3 Manoel de Oliveira, Porto

Período: Outubro 2009 - Agosto 2010

Posição: Docente de Língua Portuguesa e História e Geografia de Portugal

Instituição: Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto

Período: Novembro 2008 - Janeiro 2009

Posição: Colaboradora voluntária

Instituição: Bee Action-Marketing Below the Line, Lda., Matosinhos

Período: Dezembro 2006 - Outubro 2007

Posição: Curadora e Gestora de Exposições

Instituição: Divisão Municipal de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal do Porto

Período: Outubro 2005 - Outubro 2006

Posição: Técnica Superior de História da Arte

Instituição: Divisão Municipal de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal do Porto

Período: Dezembro 2004 - Junho 2005

Posição: Técnica Superior de História da Arte

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Licenciatura:

SENRA, Sandra, Quinta do Freixo. Um Paço em Guilhabreu, Vila do Conde, Subsídios Para o seu Estudo. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Seminário de Projeto II. Orientação Científica Manuel Joaquim Moreira da Rocha (FLUP) (2004) (classificação 18 valores).

Mestrado:

SENRA, Sandra, We Like MACBA. O museu d'Art Contemporani de Barcelona e o paradigma das ferramentas 2.0 utilizadas em benefício do compromisso cívico. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Dissertação de Mestrado. Orientação Científica Professora Doutora Alice Lucas Semedo(FLUP) (2012) (classificação 18 valores).

Doutoramento:

SENRA, Sandra, Objetos de Design em Contexto Museológico Português [título provisório]. Tese de Doutoramento. Orientação Científica Professora Doutora Alice Lucas Semedo (FLUP) e Coorientação Científica José Bártolo (ESAD – Escola Superior de Artes e Design). (em curso)

Atividade científica

Estudos Museológicos, Gestão de Coleções, Documentação, Objetos/Instrumentos Mediadores – Teorias e Práticas.

Estudos de Design, História e Teoria do Design - Teorias e Práticas.

Paradigmas Disciplinares – Transdisciplinaridade.

Projetos do CITCEM

Outros projetos

outubro 2014 – novembro 2015:

Investigadora BI Mestre no Projeto CIDES.PT – Centro de Interpretação do Design Português (PTDC/CPC-DES/4754/2012) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em colaboração com Universidade de Aveiro, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Publicações do CITCEM

Outras publicações

2012:

SENRA, Sandra We Like MACBA. O Museu D'Art Contemporani de Barcelona e o Paradigma das Ferramentas Web 2.0 Utilizadas em Benefício do Compromisso Cívico, no âmbito da Dissertação de Mestrado em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Disponível em: http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/66350  

2013:

SENRA, Sandra Museus nas Redes Sociais. Guia Básico Para uma Futura Co-Participação Sustentável. Artigo de Opinião no Blogue Mouseion. Museus e Museologia. Disponível em: http://www.mouseion.pt/2013/10/museus-redes-sociais-sandra-senra/#!  

SENRA, Sandra O Museu d’Art Contemporani de Barcelona e o seu Projeto 2.0 in Ensaios e Práticas em Museologia. Porto, Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. 3, p. 131-144. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11622.pdf ISBN: 978-972-8932-82-4.  

2014:

SENRA, Sandra “Um Modelo de Avaliação de Redes Sociais em Museus. Estudo de Caso: Museu d’Art Contemporani de Barcelona” (p.154-168) in Museologia e Patrimônio – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - Unirio | MAST – vol.7, no 2, 2014, com ISSN 1984-3917). Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/313/318.

BRANCO, Vasco; PROVIDÊNCIA, Francisco; BARBOSA, Helena; DIAS, Nuno; QUENTAL, Joana; SOUSA, Álvaro; GOMES, Gonçalo; POMBO, Fátima; SEMEDO, Alice; SENRA, Sandra; MENDONÇA, Rui (2014), “Developing an Interpretation Center for Portuguese Design – CIDES.PT” (p. 327-332) in 9.th International Committee Design History and Design Studies – ICDHS Tradition, Transition, Trajectories: Major or Minor Influences? Proceedings/Coord. BARBOSA, Helena; CALVERA, Anna. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1.ª Edição. ISBN: 978-972-789-421-5. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br/designproceedings/icdhs2014/0044.pdf  

2015:

SEMEDO, Alice; SENRA, Sandra, Práticas e Recursos na Organização de Conhecimento de Objetos de Design. In BRANCO, Vasco at al (coord) – Consequências: História, Museologia e Museografia do Design Português - Projeto e Pensamento. Porto: Universidade do Porto, Universidade de Aveiro. ISBN 978-989-8648-60-0. 

Outros

Edições:

2013:

Participação na Comissão Organizadora e Científica e Edição das Atas da 3.ª Edição da Monografia Digital Ensaios e Práticas em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a co-coordenação da Professora Doutora Alice Lucas Semedo, à data Diretora do Mestrado em Museologia da FLUP (Atual Diretora do 3.º Ciclo de Estudos em Museologia da FLUP).

2014:

Participação na Edição das Atas do Seminário Internacional de Investigação “Processos de Musealização”, organizado no âmbito da Unidade Curricular Estudos de Museus e Curadoria do 3.º Ciclo de Museologia do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, de 5 a 7 de Novembro de 2014.

Organização de Conferência:

2017:

A organizar com a Professora Doutora Alice Semedo (FLUP) e com o Professor José Bártolo (ESAD), respetivamente com o apoio do CITCEM e da esad – idea, desde março de 2017, o Conferência Internacional Objetos de Design: Musealização, Documentação e Interpretação, a realizar-se a 19 e 20 de outubro de 2017.