Maria Helena Parrão Bernardo

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Maria Helena Parrão Bernardo

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Técnico superior

Instituição: Museu Municipal de Penafiel

Email: mhp.bernardo@gmail.com

Grupos de investigação

TL - Territórios e Paisagens

Grau académico

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2012

Grau: Mestrado em Arqueologia

Classificação: 19 valores

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2003

Grau: Pós-Graduação em Museologia

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2002

Grau: Licenciatura em História, variante Arqueologia

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Museu Municipal de Penafiel

Período: Dezembro 2008 - Dezembro 2011

Posição: Museóloga/ Conservadora

Instituição: Oficina de Reabilitação – Gabinete Técnico Local, Câmara Municipal de Penafiel

Período: Abril 2005 - Abril 2007

Posição: Arqueóloga

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Do lugar de Arrifana de Sousa à cidade de Penafiel. Urbanismo e arquitetura (séculos XVI-XVIII). Dissertação de Mestrado em Arqueologia apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2012. 

Atividade científica

Trabalho e investigação nas áreas da evolução e reabilitação urbanas e arqueologia da arquitectura, aliadas à pesquisa documental em fontes arquivísticas.

Publicações do CITCEM

Outras publicações

João Correia, cristão-novo e rico mercador de Arrifana de Sousa. I Seminário: Penafiel e Penafidelenses na história (2016). Penafiel: Associação de Amigos do Arquivo Municipal de Penafiel.

O aro rural de Arrifana de Sousa/Penafiel na época moderna: as casas de lavoura segundo a documentação coeva, CONGRESSO INTERNACIONAL “GENIUS LOCI: LUGARES E SIGNIFICADOS”, FLUP, 20, 21 e 23 de Abril (no prelo).

Os espaços urbano e rural da freguesia de S. Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel) na época moderna, Colóquio Internacional Arquitectura Popular. Conceitos e expressões. Valores Culturais, sociais e económicos. Arcos de Valdevez: Câmara Municipal, p. 117-130.

“A Paisagem de Arrifana de Sousa descrita pelo Livro do Arruamento de 1762”, Actas do Congresso Internacional de Arqueologia Moderna Velho e Novos Mundos. Estudos de Arqueologia Moderna, Vol. 1 (2012). Lisboa: Centro de História de Além Mar, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, Universidade dos Açores, p. 233-244.

Trabalhos em ferro no Centro Histórico de Penafiel, Cadernos do Museu Municipal de Penafiel, n.º 14/15 (2014/2015). Penafiel: Museu Municipal, p. 181-299.

BERNARDO, Helena; SOUSA, Laura (2015) – “O Paço Episcopal de Penafiel: história e arqueologia do edificado”, In OPPIDUM. Lousada: Câmara Municipal.

Co-autoria na publicação Janelas para o Passado. Um olhar sobre o Património de S. Pedro de Rates, Balasar e Laúndos editado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em 2003.