Liliana Andrade de Matos e Castilho

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Liliana Andrade de Matos e Castilho

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Professor adjunto

Instituição: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viseu

Email: licastilho@sapo.pt

Grupos de investigação

MPCI - Memória, Património, e Construção de Identidades

Grau académico

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2013

Grau: Doutoramento em História da Arte

Classificação: Aprovado com Distinção

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Empresa Antropodomus-Projecto Património, Lda.

Período: 2008 - 2012

Posição: Sócia-gerente

Instituição: Instituição Direção Regional de Cultura do Norte

Período: Janeiro 2007 - Junho 2008

Posição: Técnica de Apoio Científico

Instituição: Instituição Direção Regional do Porto do Instituto Português do Património Arquitetónico

Período: Maio 2004 - Outubro 2006

Posição: Técnica de Apoio Científico

Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu

Posição: Professora Adjunta Convidada

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Tese de Doutoramento: A cidade de Viseu nos séculos XVII e XVIII: Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Manuel Joaquim Rocha/ Lúcia Rosas, 2013.

Dissertação de Mestrado: A cidade de Viseu no século XVI, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Joaquim Jaime Ferreira Alves, 2007.

Atividade científica

História Urbana da Época Moderna; História da Arquitetura da Época Moderna; Trocas comerciais e abastecimento urbano na Época Moderna; Património no ensino da História; Estudos Patrimoniais.

Projetos do CITCEM

Outros projetos

Projeto de investigação História da Feira de São Mateus, Investigadora, Financiado pela Câmara Municipal de Viseu (2014-2017).

Investigadora do projeto IBERARCHIVOS – Programa ADAI, Investigadora, (através do) Arquivo Distrital de Viseu (2010-2011).

Publicações do CITCEM

— «CEM/Cultura, Espaço & Memória». Porto: CITCEM/Edições Afrontamento, nº 6, 2015. Dossier temático «O(s) Outro(s)». Dir. Maria Cristina Almeida e Cunha; Editores do dossier temático Cláudia Sofia Pinto Ribeiro, Luís Alberto Marques Alves. http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id04id1349id2702&sum=sim

Outras publicações

Publicações do CITCEM:

Castilho, Liliana - Construindo a cidade: Viseu nos séculos XVII e XVIII. Porto:  CITCEM/Edições Afrontamento, 2017.

Livros ou capítulos de livros:

Castilho, Liliana; Nunes, João – “De tempos immemoriaes”. A Matança: história e património de uma comunidade. Guarda: Câmara Municipal de Fornos de Algodres, 2015.

Castilho, Liliana - Geografia do Quotidiano: A Cidade de Viseu no século XVI. Viseu: Edição Arqueohoje/Projecto Património, 2009.

Castilho, Liliana - São Filipe Néri. In Eusébio, Fátima, dir – Os Brilhos do Invisível, a arte na realização sacerdotal: Viseu, Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, 2010.

Castilho, Liliana - São Carlos Borromeu. In Eusébio, Fátima, dir – Os Brilhos do Invisível, a arte na realização sacerdotal: Viseu, Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, 2010.

Capítulos de livros com peer review:

Castilho, Liliana – A obra edificada por influência e ação de D. Miguel da Silva em Viseu. In Macário, Rui – D. Miguel da Silva a obra ao tempo. Viseu: DGPC/Museu Nacional Grão Vasco/Projeto Património, 2015, p 100 – 114.

Castilho, Liliana – A casa quinhentista: modos de habitar. In Almeida, Isabel Cruz; Neto, Maria João – Sphera Mundi: Arte e cultura no tempo dos descobrimentos. Lisboa: Caleidoscópio, 2015, p. 411- 424.

Artigos em revistas com peer review:

Castilho, Liliana - Onde moravam os outros? – A casa corrente na época moderna. Revista CEM / cultura, espaço & memória, n.º 6. Porto: CITCEM, 2015.

Castilho, Liliana - A fachada maneirista da Sé de Viseu. Revista do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. I Série, Vol VII-VIII. (2008-2009).

Castilho, Liliana - Espaços e Materiais na Arquitectura Doméstica da Rua Direita de Viseu no século XVI. Revista do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. I Série, Vol VI (2007).

Castilho, Liliana - O Centro Histórico de Viseu. Poligrafia. Arouca: Edição do Centro de Estudos D. Domingos de Pinho Brandão. N.º 11/12 (2004/2005).

Atas de encontros científicos com peer review:

Castilho, Liliana - A Habitação urbana na Época Moderna – modos de habitar. Atas das Jornadas de História da Arquitetura Portuguesa. FLUP (no prelo).

Castilho, Liliana e Macário, Rui - Feira Franca de Viseu”: a monography writing process. Atas do 13th International Conference on Urban History. Helsínquia: European Association for Urban History, 2016.

Castilho, Liliana -  Food-provisioning in the Modern Age Viseu (16th to 18th centuries), atas da 12th International Conference on Urban History, 2014.

Castilho, Liliana - The city as a didactic tool for History teaching. Atas do I Congreso Internacional Patrimonio y Educacion. Granada: Universidade de Granada, 2014.

Experiência de orientação

Ferreira, Sara – As visitas de estudo de cariz patrimonial no 1º ciclo do Ensino Básico. Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo. ESEV. Concluída em 2017.

Oliveira, Cristiana – A importância das visitas de estudo no 1º ciclo do Ensino Básico. Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo. ESEV. Concluída em 2017.

Pereira, Tamara – A arte no ensino e aprendizagem da simetria em geometria no 2º CEB. Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. ESEV. Em curso.

Pais, Liliana - O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º CEB.  arte no ensino e aprendizagem da simetria em geometria no 2º CEB. Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico. ESEV. Em curso.

Silva, Irene – A literatura de potencial receção infantil e a criação de laços com a história nos alunos do 2º CEB. Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico. ESEV. Em curso.

Outros

Peer review da Revista Millenium, IPV (desde 2012).

Membro da Comissão Científica dos Congressos Habitar [Património] Viseu. Museu Grão Vasco (2013- 2016)

Revisora, com vista à certificação, de manuais escolares na área de História, ESEV-IPV (desde 2012)

Consultora científica da Exposição Permanente do Museu do Falso,  Museu do Falso (desde 2012).

Coordenadora Científica da Publicação Periódica “Portugalpédia” (2012 – 2015)

Investigação e criação de conteúdos para o Museu Terra de Besteiros (2011).

 Responsável Científica pela investigação Histórica e Acompanhamento da Intervenção na Casa do Miradouro, Viseu (2010).

Coordenadora Científica da Colecção “História Local” co-editada pela Arqueohoje, Lda. e a Projecto Património, Lda (2009 – 2011).

Co-Coordenadora do Paço ao Sábado, Museu Grão Vasco (julho a setembro de 2011).

Co-Comissária da exposição 5 Repúblicas, , Viseu (2010).

Co-Apresentadora e produtora de conteúdos da crónica televisiva on-line Viseense para Principiantes, Viseu TV (2010-2011).

Organização e Coordenação Científica da Exposição “Artistas de Bolso – Ilustração em Portugal no Século XX” na Casa das Artes, Viseu (junho de 2009).