Representações Locais e Globais

As atividades deste GI centram-se no estudo do diálogo internacional e dos discursos literários, culturais e historiográficos das sociedades modernas e do passado. O seu objetivo é prosseguir um debate entre as áreas das relações internacionais e dos estudos literários, cruzando investigação e pensamento crítico sobre os estudos literários, com um foco nas relações políticas e culturais.

A abordagem subjacente a este GI pressupõe amplas discussões trans- e interdisciplinares sobre a construção de processos identitários num contexto global, bem como uma análise dos princípios da teoria e prática da estética literária pós-nacional nos palcos nacionais e transnacionais.

Este GI desenvolve investigação e promove atividades tendo por base este enquadramento, desenvolvendo colaborações multidisciplinares com investigadores e grupos de investigação internacionais; recebe e forma alunos de pós-graduação, integrando-os em redes de investigação; promove e participa nas atividades conjuntas do CITCEM de disseminação e proximidade.

Baseando-se nas diversas vertentes do diálogo internacional – incluindo teorias e práticas literárias e políticas – e na experiência e interesses de investigação dos seus membros, o GI procura, para o período 2018-22, expandir o âmbito da sua pesquisa para a interseção entre os diálogos locais e internacionais/globais e a sua expressão literária, capturada no conceito de “Representações glocais”.

O foco da investigação no conceito de “Glocalidade” proporciona um contributo fundamental para a atual estratégia do CITCEM, nomeadamente para o tópico geral de “Migrações e Permeabilidades”, ao permitir abordagens amplas, cruzando o local e o global nas suas dimensões políticas e culturais.

Estrutura