Educação e Desafios Societais

O GI “Educação e Desafios Societais” tem como principal foco a educação formal e informal, e abrange áreas que se interrelacionam, tais como Educação, Arte, Cinema e Museologia, entendidas como vias privilegiadas para a investigação sobre construção de memórias plurais, história da educação e educação para a preservação patrimonial, desenvolvimento de serviços educativos inovadores em contexto museológico e novos canais digitais, agilizando formas de consciencialização social.

O GI é constituído por uma equipa de investigação multidisciplinar que integra especialistas oriundos de áreas como a História, Educação, Museologia e o setor Audiovisual. Através de exposições pedagógicas, investigação aplicada e um conjunto variado de canais de disseminação, os seus investigadores convergem para o objetivo principal do grupo: produzir e disponibilizar outputs de elevada relevância social.

Mediante um enquadramento internacional, o GI explora a educação cívica e social no seu âmbito mais amplo, procurando, por exemplo, realçar o papel dos sistemas educativos nos processos de inclusão social ou lançar o debate sobre passados traumáticos ou envoltos em processos de construção de memórias conflituantes.

O GI tem promovido e organizado um conjunto alargado de eventos e atividades de disseminação (como, por exemplo, conferências e publicações internacionais); tem vindo igualmente a estabelecer e a reforçar parcerias institucionais com outros centros de investigação nacionais e estrangeiros, mantendo, em simultâneo, uma colaboração forte e empenhada com escolas públicas portuguesas.

Para o período 2018-22, o objetivo do GI “Educação e Desafios Societais” é o de enfatizar, através de contributos transdisciplinares, as diversas formas através das quais a História e a Educação Histórica influenciam diferentes comunidades nacionais e transnacionais, desencadeando mudanças societais. Consideram-se essas aproximações particularmente relevantes à luz das atuais migrações e permeabilidades que o continente europeu testemunha – em linha com o principal tema do CITCEM para esta nova fase.

Estrutura