Cultura Digital

O GI “Cultura Digital” compreende duas vertentes operacionais essenciais, decorrentes das principais componentes do Grupo: Informação e Comunicação. Foca-se no estudo da produção, organização, uso e disseminação da informação, com destaque para as dimensões culturais da comunicação no contexto da cultura contemporânea.

O GI tem vindo a desenvolver investigação inovadora nos campos da informação e da comunicação, conhecimento e pesquisa sobre gestão de dados, estudos sobre media, culturas digitais, literacia informativa, técnicas de recolha de informação, processos de transferência online de conhecimento, indústrias criativas e empreendedorismo, e um conjunto abrangente de outras temáticas que se intersetam. Apoia publicações online, como coleções em e-book, e outros meios de disseminação, tais como conferências internacionais e workshops. Apresenta um conjunto extenso de colaborações bem-sucedidas com agências oficiais, programas e redes, tanto nacionais como internacionais.

Para o período 2018-22, o GI “Cultura Digital” pretende contribuir em áreas-chave para a missão do CITCEM, colocando as suas competências tecnológicas e digitais ao serviço de uma investigação interdisciplinar em Humanidades, Património e Ciências Sociais que se pretende seja de ponta. A inclusão deste GI representa para o CITCEM uma oportunidade para se expandir com maior profundidade para as áreas da informação, comunicação e plataformas de media digital. Abrem-se novas oportunidades de investigação e de disseminação alinhadas com a atual visão e estratégia do CITCEM, com o objetivo último de criar novos caminhos de conhecimento digital de alcance internacional.