Conferências do Museu de Lamego debatem emigração no Douro | inscrições abertas

Tipo: Conferência

Local: Museu de Lamego

Data: 15 Julho 2016

 

Em julho regressam as Conferências do Museu de Lamego/CITCEM. Na quarta edição, estará em discussão a importância da presença estrangeira na construção da história duriense. «Vindos de Longe: Estrangeiros no Douro» promete promover o debate num evento que se assume como um espaço de partilha e divulgação da atividade científica desenvolvida em torno do Douro. O encontro está marcado para o dia 15 de julho. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

 

“De Forrester a Biel, de Mark Klett a Dussaud: a construção de modelos do olhar fotográfico no Douro” marca o arranque dos trabalhos, com a conferência de abertura a cargo da investigadora Maria do Carmo Serén. Paul Symington e Cristiano van Zeller vão ainda dar o testemunho de duas famílias no Douro: a primeira britância e a segunda de origem flamenga.

 

O debate sobre os Estrangeiros no Vale do Douro ao longo dos séculos passará ainda pelos romanos, muçulmanos e cristãos, assim como pela presença da força da mão-obra galega. A região nos guias de viagem estrangeiros dos séculos XIX e XX (1845-1975) e um inglês no Douro dos anos trinta (John Gibbons) serão outros dos temas a abordar.

 

Mais uma vez e já na quarta edição, o Museu de Lamego volta a assumir-se como uma plataforma de divulgação, promovendo a partilha de conhecimento e alargando-a, logo de seguida, a todo o Douro, através da publicação online, de acesso livre, das Atas das Conferências.

 

Em 2013 dedicadas ao tema “História e Património no/do Douro”, em 2014 concentradas nas “Quintas do Douro” e em 2015 nos 100 anos do Motim de Lamego, as 4ªs Conferências do Museu de Lamego/CITCEM voltam a promover o debate em questões fundamentais que contribuíram para a emergência da região do Douro e que podem na atualidade suportar, material ou imaterialmente, o conhecimento profundo do território, dos seus imóveis e sítios históricos, das suas tradições, utilizando-a a seu favor da dinamização do turismo cultural.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 11 de julho.

Inscrições e outras informações em:

http://www.museudelamego.pt/conferencias-do-museu-de-lamego-debatem-emigracao-no-douro/

Consulte o PROGRAMA - http://www.museudelamego.pt/programa-conferencias-museu-de-lamegocitcem-2016/

 

Ficheiros

Cartaz 4as Conferências de Lamego