Showcase - Um roteiro pelo Mar de Sophia

Tipo: Outros

Local: FLUP | Anfiteatro Nobre | 16h00

Data: 24 Outubro 2019

O Mar é transversal à vida e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen: a Praia da Granja significa a sua infância; o Algarve, a vida adulta e a passagem do Mar revolto do norte para o sul calmo e soalheiro; a Grécia, mais do que uma idade, representa o encontro com um ideal de beleza que percorre toda a poesia, porque o gosto pela Grécia parte do seu gosto pelo Mar.

 

Através de uma aplicação móvel, acompanhamos a poeta nesta descoberta tendo os seus textos como guias. Mais do que mostrar a importância do Mar na vida de Sophia procuramos dar a conhecer o Mar de Sophia. Pois, como um dia escreveu: “Mar, Metade da minha alma é feita de maresia”.

 

O roteiro que se apresentará é um produto do projeto de Vanessa Reis desenvolvido no Mestrado de História da Arte Património e Cultura Visual (FLUP), no contexto do Laboratório de Novos Média para o Património (eHeritageLab) para o projeto do Museu Digital da Universidade do Porto, em parceria com a empresa Weblevel.

 

Este evento integra o Ciclo Multidisciplinar E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências que visa homenagear o contributo de várias mulheres em diferentes áreas profissionais, bem como dar conta da sua história e do gesto de rebeldia que foi o de desafiarem e ultrapassarem os limites culturalmente associados ao seu sexo.