III Workshop «Paisagens Culturais Vinhateiras, Património da Humanidade»

Tipo: Workshop

Local: Ilha do Pico, Açores

Data: 1 Julho 2019 2 Julho 2019

III WORKSHOP PAISAGENS CULTURAIS VINHATEIRAS, PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE
Comemoração dos 15 anos da classificação da paisagem da cultura da vinha do Pico como Património Mundial da UNESCO.

Direção Regional do Ambiente, Açores / CITCEM-FLUP

Ilha do Pico
     - Salão Nobre CM Madalena
     - Salão Nobre CM São Roque

 

APRESENTAÇÃO

A paisagem é um bem comum como uma convergência de valores e modos de ações, mitos que definem a possibilidade de um projeto compartilhado.
Hélène Hatzfeld

Este III Workshop reúne o contributo de instituições académicas e outras entidades públicas e visa dar continuidade e desenvolvimento aos trabalhos de dois workshops (Porto, 13 out. 2017 e 4 out. 2018) sobre o Douro e a ilha do Pico, com paisagens culturais vinhateiras, classificadas como Património da Humanidade, promovidos pelo CITCEM no âmbito de projeto em curso sobre este tema transdisciplinar em perspetiva comparada.

O caso do património vitivinícola, em que Portugal se destaca no panorama mundial pela grande variedade de tradições, tecnologias, paisagens e produtos, tem merecido continuada atenção por parte de vários investigadores do CITCEM, que vêm produzindo estudos significativos sobre esses territórios, em diversos domínios e temáticas, desde as populações às técnicas e culturas de produção vitivinícola, à evolução histórica, aos contextos económicos, institucionais e políticos ou aos sistemas de relações.

Sendo o primeiro workshop de investigadores, especialistas, técnicos e estudiosos, aberto ao público interessado, realizado na ilha do Pico, cuja paisagem cultural da vinha se viu recentemente premiada pelas suas políticas públicas e boas práticas de valorização deste bem comum local-global, trata-se de um acontecimento importante que se traduz numa significativa e meritória alternância. Contribui para aproximar mais as duas paisagens culturais vinhateiras do Pico e do Douro, objeto central de pesquisa configuradora de ampla troca de ideias e debates, partilhas enriquecedoras e progressivamente estimulante de estudos plurais e de comparabilidade.

Integra-se este evento nas comemorações da criação da «Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico», da sua classificação pela UNESCO como Património Mundial e da atribuição do Prémio Nacional da Paisagem 2018. Este prémio do Ministério do Ambiente vem reconhecer as medidas implementadas na gestão e valorização deste território, que esteve sob forte pressão de abandono demográfico, e que hoje se encara como um recurso relevante e fator de desenvolvimento local, através de ações de reabilitação das vinhas e da promoção internacional do vinho desta ilha com um efeito cosmopolita e catalisador de atividades de enoturismo e de turismo de natureza. Com este prémio, a «Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico» foi selecionada para representar Portugal no Prémio da Paisagem do Conselho da Europa 2018 que visa distinguir as políticas sustentáveis de proteção, gestão e ordenamento da paisagem.

Ficheiros

Poster

Programa