III Seminário Internacional. Imprensa Periódica e as Comunidades de Língua Portuguesa

Tipo: Seminário

Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Data: 24 Maio 2019

Seminários Internacionais Imprensa Periódica
III Seminário Internacional Imprensa Periódica e as Comunidades de Língua Portuguesa
24 de maio de 2019

Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Anfiteatro Nobre
Organização CITCEM-UP e CEI – ISCTE-IUL

Iniciados em março de 2018 e com ocorrência semestral, os Seminários Internacionais ImprensaPeriódica têm constituído um espaço de reflexão multidisciplicar em torno da Imprensa Periódica enquanto fonte de informação para a produção de conhecimento, evidenciando a necessidade de acesso e pesquisa, nas suas versões impressa e/ou online, no contexto do trabalho em investigação científica. 

A primeira edição dos seminários teve lugar na FLUP a 5 de abril de 2018, submetida ao tema "Imprensa Periódica e cidades-porto: criação de conhecimento, representações e redes", e o II Seminário Imprensa Periódica teve lugar no ISCTE em 23 de novembro de 2018, submetido ao tema "Imprensa Periódica e Memória: criação e recriação dos discursos político, económico, literário e científico.

Nesta 3ª edição, pretende-se visitar as diferentes geografias das comunidades de língua portuguesa, onde a imprensa periódica tem expressão significativa, mantendo a abordagem multidisciplinar já patente nas anteriores edições do seminário, reunindo investigadores de áreas científicas como a comunicação, a informação, a história, a literatura e as relações internacionais.

Sendo a língua portuguesa a terceira língua indo-europeia mais falada do mundo e a primeira no hemisfério sul, ao que acresce a franca expansão do ensino do português língua estrangeira, será espectável o crescimento da importância da imprensa periódica em língua portuguesa, bem como a sua expansão como objeto de estudo para a criação e discussão de novo conhecimento.

Por consequência, pretende-se, neste Seminário, dar a conhecer trabalhos realizados no contexto deste cenário e que expressam os atuais caminhos da investigação em torno da Imprensa periódica nas comunidades de língua portuguesa, teórica e metodologicamente sustentados nos diversos campos disciplinares envolvidos.

 

PROGRAMA

9.30: Registo dos participantes

10.15h: Sessão de abertura do III Seminário Internacional Imprensa Periódica

10.30h Sessão 1: Imprensa periódica e lusofonia | Moderador: Vasco Ribeiro

  • João Carlos Correia (UBI) - A imprensa regional:  teias que tecem a memória quotidiana.
  • Vítor de Sousa (UMinho) - A lusofonia enquanto olhar pós-colonial num percurso difícil afetado pela colonialidade. O discurso dos média.

12.30h: Pausa para Almoço (livre)

14h00: Sessão 2: Imprensa periódica e investigação | Moderadora: Olívia Pestana

  • Alexandra Guedes Pinto (UPorto) - Discurso da imprensa e identidade: a imprensa  periódica do Estado Novo e a construção da identidade nacional e individual.
  • Cristiane Tolomei (UFMA) - Poesia portuguesa na imprensa maranhense do século XIX.
  • Elisa Cerveira (UPorto) - O Acesso aos conteúdos noticiosos: novas plataformas, novos desafios.

16.00: Coffee-break      

16.30: Sessão 3: Imprensa periódica e os jornalistas de língua portuguesa | Moderadora: Cátia Miriam Costa

  • Mônica Oréfice Delicato (FJLP) - As liberdades laboral e de expressão dos jornalistas nos países e comunidades de língua portuguesa.
  • Alcimir Antonio do Carmo (FJLP) - Organização e luta dos jornalistas de língua portuguesa pela liberdade de trabalho, imprensa e democracia.
  • Aurobindo Xavier (SLG) - A situação  da língua portuguesa em Goa e algumas inferências para o jornalismo.

18.00h Encerramento

 

ENTRADA LIVRE
Inscrição obrigatória para quem desejar receber certificado.
Enviar email com a indicação do nome completo para citcem_news@letras.up.pt [Assunto do email: INSCRIÇÃO III Seminário Internacional Imprensa Periódica] 

Ficheiros

Cartaz