V JORNADAS DE HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA «Entre Factos & Argumentos»

Tipo: Encontro

Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Data: 23 Maio 2019

 

CITCEM/FLUP

Anfiteatro 2

 

Programa

10H30 – Abertura

 

Comunicações

11H00 – Sessão 1

«Como compreender o acontecimento, algures entre o relato jornalístico e o prisma historiográfico?», por Eurico Gomes Dias [ISCSPI-ICPOL; CEPESE].

«Buracos negros, horizontes de acontecimentos: prática da história e passado prático na teoria contemporânea da história», por Francisco Azevedo Mendes [ICS-UM, Lab2PT].

«Entre factos e argumentos: a perspectiva de François Dosse sobre o Renascimento do Acontecimento», por Nuno Bessa Moreira [ULP; CITCEM].

«Dos factos aos argumentos: o que sabemos da espionagem a serviço da diplomacia portuguesa quatrocentista», por Duarte de Babo Marinho [CEPESE].

Moderador: João Torres Lima [CITCEM].

 

13H00 – Intervalo para Almoço.

 

15H00 – Sessão 2

«“Tempos de festa e tempos de fome” – História Ambiental e História do Clima: uma aproximação metodológica», por Luís Pedro Silva [CITCEM], Sara Pinto [CITCEM] e Inês Amorim [FLUP, CITCEM, CEHR].

«Perspectivas historiográficas da história da I Grande Guerra nas sínteses de Portugal: Do Estado Novo à Democracia», por Judite Gonçalves de Freitas [FCSH-UFP e CEPESE].

«Stálin, Revolução Russa, Socialismo e Comunismo nos manuais de Portugal e Brasil», por Paulo Oisiovici [Mestre em História Contemporânea, FLUP].

«As eleições de 1975: factos e narrativas jornalísticas na imprensa portuguesa», por Helena Lima [FLUP – Departamento de Ciências da Comunicação e Informação].

Moderador: Francisco Azevedo Mendes [ICS-UM, Lab2PT].

 

17H00 – Conferências de Encerramento

 

Conferências

«Os sentidos dos factos», por João Luís Lisboa [FCSH-UNL].

«<História e «Ciências Sociais>: uma relação problemática?», por Luís Reis Torgal [FLUC, CEIS20].

Moderador: Eurico Gomes Dias [ISCSPI-ICPOL; CEPESE].

 

 

Organização: Nuno Bessa Moreira & CITCEM.

Ficheiros

Poster

Programa Detalhado