Arqueociências 2019 - Investigadores pelo mundo: a arqueologia e a antropologia além fronteiras. Projectos, métodos e desafios

Tipo: Encontro

Local: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Data: 2 Abril 2019

A edição de 2019 do Arqueociências reúne um conjunto de investigadores com formação de base em arqueologia ou antropologia física desenvolvida em universidades portuguesas, mas percursos profissionais ou de investigação que os levaram a integrar equipas e projectos pluridisciplinares de âmbito internacional. 

Focados em diferentes cronologias, geografias e contextos, estes projectos nasceram da conjugação de diferentes circunstâncias e procuraram (ou procuram ainda) dar resposta a inquéritos e objectivos específicos. Implicaram a articulação entre diversas instituições, pessoas e saberes; o recurso à formação de base dos investigadores e a sua abertura a outras aprendizagens.

Tendo como ponto de partida a experiência e perspectiva dos comunicantes, pretende-se “visitar” cada um dos espaços de intervenção: espaços dotados de uma escala, história e identidade próprios. Pretende-se, de igual modo, conhecer a natureza da abordagem a que foram sujeitos; as metodologias neles aplicadas, as suas possibilidades e limites; os desafios técnicos e humanos com que as equipas se confrontaram; o que as condicionou no quotidiano de trabalho e na ulterior produção de conhecimento.

 

Programa

 

ANFITEATRO NOBRE

 

9h:45. Abertura

 

10h. Maria Teresa Ferreira - Departamento de Ciências da Vida, FCTUC - Universidade de Coimbra
Antropologia e Arqueologia em contextos de guerra e violações de direitos humanos: casos para aprender e reflectir. 

 

11h. Mónica Corga - Dryas Arqueologia
Dos furos-teste e outros demónios: abordagem geoarqueológica no âmbito da minimização de impactes do Linhão do Madeira (Porto Velho, RO – Araraquara, SP; Brasil).

 

12h. Debate 

 

12h:30. Pausa para almoço

 

14h:30. André Tomé - CEAACP (Universidade de Coimbra)
A prática arqueológica na Ásia Ocidental: um olhar a partir do Curdistão Iraquiano e do Projecto Arqueológico de Kani Shaie.

 

15h:30. Ricardo Cabral - CEAACP (Universidade de Coimbra)
O papel das tecnologias digitais na documentação e investigação do Património em risco do Iraque.

 

16h:30. Debate

 

17h. Encerramento

 

 

Organização
CITCEM | DCTP - FLUP

Comissão Científica
Mário Jorge Barroca
Andreia Arezes 

Comissão Organizadora
Mário Jorge Barroca
Andreia Arezes 

Secretariado
Marlene Cruz
Vanessa Sousa

 

Ficheiros

Cartaz