2º WORKSHOP Douro e Pico – paisagens culturais património mundial: valorização e sustentabilidade

Tipo: Workshop

Local: FLUP

Data: 4 Outubro 2018 4 Outubro 2018

Douro e Pico – paisagens culturais património mundial: valorização e sustentabilidade


CITCEM - FLUP, 4 de Outubro de 2018 APRESENTAÇÃO/CALL FOR PAPERS

"Não só a vinha que plantei me pagou generosamente em frutos como me ensinou muitas coisas". (BRANDÃO, Raul — Memórias. Vol. III, 1933)


Este segundo Workshop Douro e Pico pretende dar continuidade ao Workshop «Alto Douro e Ilha do Pico… experimentação comparada», realizado pelo CITCEM em 2017, visando contribuir para o desenvolvimento de estudos abrangentes e comparativos sobre as paisagens culturais vinhateiras do Douro e do Pico, classificadas como Património Mundial, nas diferentes dimensões de construção e valorização dessas paisagens (território, trabalho, património e cultura).


Procurando respostas pluridisciplinares para dois desafios actuais e complementares — como proteger e, simultaneamente, valorizar estas duas paisagens vitícolas nacionais património mundial? —, este 2º Workshop tem por objectivo compreender e interpretar a história, o património e a cultura destas duas regiões vinhateiras, como activos de valor identitário e de recurso, para uma estratégia de gestão e de sustentabilidade dos respectivos territórios, numa lógica da valorização pluridimensional e de mundialização. Privilegia-se a análise comparativa das paisagens históricas como «sistemas globais», procurando seguir o trajecto destes bens patrimoniais desde a sua história e concepção até à sua complexa integração e circulação na esfera do consumo, reflectindo sobre a multiplicidade de configurações e «agenciamentos mercantis». Nesta perspectiva, pretende-se congregar a reflexão multidisciplinar de investigadores de diversos grupos e linhas do CITCEM com a de investigadores e estudiosos de outras instituições e centros de investigação, que têm vindo a trabalhar sobre estas temáticas.


TEMAS / TÓPICOS:
 Douro e Pico, paisagens vinhateiras culturais, em perspectiva comparada. História e gestão das paisagens Património Mundial. Singularidades, convergências e diálogos.


 Alto Douro Vinhateiro e Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico. Diversidade de
patrimónios (históricos, sócio-culturais, económicos, paisagístico-ambientais…), de agentes e de
processos histórico-sociais.


 Douro e Pico. Estratégias de valorização e sustentabilidade de paisagens Património Mundial.


CONVITE À PARTICIPAÇÃO (CALENDÁRIO / DATAS-LIMITE):


 15 de Junho de 2018: Envio de proposta de comunicação – título, resumo (máximo 20 linhas), nome e identificação institucional – acompanhada de curto CV (8 linhas) e email de contacto.


 30 de Junho de 2018: Divulgação do programa provisório da Oficina.


 15 de Setembro de 2018: Envio do texto da comunicação (máximo 10 páginas).


ORGANIZAÇÃO:


CITCEM (Grupo de Investigação «Valores de Transação/ Valores em Transição», em colaboração com os grupos «Território e Paisagem», «Património Tangível e Intangível» e «Populações e Saúde»)


COMISSÃO CIENTÍFICA:

Gaspar Martins Pereira / Norberta Amorim / Lúcia Rosas / Mário Barroca

COMISSÃO ORGANIZADORA:
Otília Lage / Carla Sequeira / Natália Fauvrelle / Paula Montes Leal / Marlene Cruz


SECRETARIADO:
Vasco Sistelo / Vanessa Sousa


CONTACTO:

citcem-douropico@sapo.pt

APOIOS:
Comissão Nacional da UNESCO – MNE / ICOMOS / CCDRN – Unidade de Missão Douro (Vila Real) / Museu do Douro / Parque Natural da Ilha do Pico – Gabinete Técnico da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico

Ficheiros

Call for Papers

Cartaz

Ficha de Inscrição