Encontro Internacional - A Representação da Deficiência em Museus, Imaginários e Identidades

Tipo: Colóquio

Local: Museu Nacional de Soares dos Reis

Data: 29 Maio 2017

 

Apresentação

A Representação da Deficiência em Museus, Imaginários e Identidades é um Encontro Internacional dedicado ao tema da deficiência e dos museus que tem como ponto de partida o projeto de investigação de pós-doutoramento de Patrícia Roque Martins A Representação da Deficiência nas Coleções dos Museus da DGPC: discurso, identidades e sentido de pertença (FCT: SFRH/BPD/110497/2015), acolhido pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras do Porto e Direção Geral do Património Cultural.

Este Encontro de caráter científico, pretende abordar e gerar reflexões sobre questões relacionadas com a identidade, os discursos e a representação da deficiência, e o seu impacto atual na exclusão social das pessoas com deficiência. Constitui-se, ainda, como uma atividade de disseminação do conhecimento sobre a investigação em curso entre os profissionais dos museus, os estudantes, os investigadores e o público em geral.

Procuraremos, nomeadamente, analisar o modo como o imaginário sociocultural em torno da deficiência tem moldado e influenciado as atitudes e os valores sociais para com as pessoas com deficiência através do património histórico-artístico. Neste sentido, trataremos de identificar identidades e categorias sociais criadas em torno deste grupo, com vista à problematização de práticas discriminatórias e exploração de identidades alternativas que contribuam para a sua inclusão na sociedade. Estas discussões articulam-se com a importância da função social dos museus no que se refere à transformação social e inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, refletindo sobre o seu impacto discursivo, em torno destas questões, e os modos como os museus representam as pessoas com deficiência.

A Representação da Deficiência em Museus, Imaginários e Identidades conta com a participação de um conjunto de importantes académicos nacionais e internacionais que se dedicaram ao estudo da deficiência a partir de diferentes olhares - Museologia, História, História da Arte, Sociologia, Educação Artística –, e de profissionais dos museus que incorporam o discurso e a prática das instituições que representam.

O Encontro inclui uma visita orientada ao Museu Nacional Soares dos Reis com a exploração de um conjunto de objetos que representam a deficiência, selecionados a partir da coleção do Museu, e, ainda, a realização de um workshop mediado pelas organizações culturais espanholas Fundación Tuya e Pedagogías Invisibles, dedicadas ao desenvolvimento de projetos inclusivos. O workshop, de carácter pedagógico e refletivo, pretende oferecer outras possibilidades de envolvimento, incentivando o diálogo e a criação de laços mais profundos com os públicos.

Página web do Encontro:

http://representacaodadeficiencia2017.weebly.com/

 

Ficheiros

Cartaz